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Quais métricas ajudam a ter resultados certeiros para a sua marca

A sua empresa sabe medir e interpretar os resultados e dados gerados pelas ações de marketing? Essa é uma tarefa bastante importante; são esses dados que vão mostrar se as campanhas estão no caminho certo ou não. As métricas de marketing digital são grandes aliadas para enxergar melhor as ações e ajudar na tomada de decisões sobre os rumos da empresa.

O que as companhias mais querem é “ver” sua marca na cabeça, no coração e nos cliques dos consumidores para converter em vendas. Mas, para isso acontecer, é preciso muito planejamento para investir recursos de maneira inteligente e estratégica. Do mesmo modo, os dados que as companhias têm devem ser usados nesse planejamento para atingir o público desejado com a melhor ação de marketing.

Ações bem definidas trazem resultados mais certeiros

As métricas exigem atenção, principalmente, na hora de fazer a leitura e a interpretação dos dados. Elas podem induzir ao erro fazendo você se impressionar com volume, por exemplo. Por isso, é preciso definir qual o objetivo da ação, se a marca quer uma campanha de performance ou de construção de marca. De qualquer forma, a intenção é causar impacto e gerar resultado positivos.

Igualmente, a escolha dos KPIs ideais que vão mostrar os resultados é fundamental para que o resultado se aproxime mais da realidade e dos objetivos da equipe. E para auxiliar nessa jornada de dados, trazemos algumas sugestões e tipos de métricas para aproveitar melhor os dados que as ações vão gerar.

Leia também: Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo!

Confira as possibilidades de métrica

Abaixo, você pode conferir algumas sugestões. Para ler cada uma com mais detalhes, baixe o whitepaper sobre KPIs e entenda os cálculos. O material é gratuito, basta clicar aqui: KPI (Key Performance Indicator) – Entenda como calcular

1 – CAC – Custo de Aquisição do Cliente

O CAC mostra quanto cada cliente novo custou para a empresa. Para obtê-lo, basta somar (+) todo o investimento realizado em Marketing, contando salário de funcionários, custos de campanhas, etc., de um período pré-determinado, que pode ser de um mês, por exemplo, e dividir (/) pela quantidade de clientes que, de fato, foram conquistados.

2 – Taxa de Conversão

Não é nada fácil converter um visitante em um lead e um lead em um cliente. Por isso é tão importante saber quantos visitantes fizeram uma compra ou baixaram um conteúdo de uma landing. Calcule a taxa de conversão e crie estratégias de marketing melhores.

3 – ROI – Retorno sobre Investimento

O uso do Retorno sobre Investimento ou Return Of Investment é recomendado para conseguir mensurar os ganhos e perdas de uma ação realizada, por exemplo, por uma equipe ou empresa de Marketing.

4 – CTR – Taxa de cliques

Alcançar o maior público possível é importante, mas não é um fator determinante para saber se uma campanha está sendo ou não um sucesso. Quando se tem noção de quantos clientes, de fato, entraram nos links divulgados pela empresa, é possível ter uma ideia se os consumidores estão engajados nas campanhas realizadas pela sua marca.

5 – CPA – Custo Por Aquisição

O CPA calcula quanto custou uma campanha feita pela empresa na hora de conseguir novas vendas, sendo possível ter um controle sobre os investimentos e esforços feitos na aquisição de novos clientes.

6 – Ticket Médio

É o valor médio gasto na compra feita por cada cliente da empresa. Com esse KPI é possível mensurar quais foram os produtos mais vendidos e definir melhor as estratégias no momento de colocar novos produtos no mercado. O cálculo do Ticket Médio deve levar em conta a soma das vendas de um período pré-determinado, que pode ser mensal ou diário, e dividir pela quantidade de clientes que compraram exatamente esses produtos.

7 – LTV – Life Time Value

É um KPI muito útil no momento de pensar em diversas estratégias para aumentar o tempo de relacionamento de um cliente ou, até mesmo, aumentar o Ticket Médio.

8 – HugMe

É uma ferramenta Omnichannel capaz de unir os principais canais em uma única plataforma, uma grande vantagem no atendimento ao cliente. O HugMe é uma opção, não apenas pela integração de canais (com exclusividade de integração do canal Reclame AQUI) mas também para gerenciar CRM, monitorar Redes Sociais, escolher o que irá virar ticket e, sem dúvidas, gerar indicadores para entender melhor o comportamento dos clientes no Reclame AQUI e outros canais.

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  • Publicado em 06/09/2019
  • por Ana Paula Cardoso
  • Categoria Dados
  • Tags ações, CAC, cliques, conversão, CPA, CTR, custo, Dados, decisões, HugMe, KPI, life, LTV, marca, Marketing, métrica, medir, omnichannel, planejamento, Reclame AQUI, resultado, resultados, ROI, taxa, ticket, time, value
Ana Paula Cardoso

Ana Paula Cardoso

Jornalista, praticante de corrida e redatora na holding Óbvio Brasil, detentora do Reclame AQUI, HugMe e Leegol.

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