Órgão decidiu pela suspensão de alguns lotes após falha nos testes de estouro. Confira quais lotes foram suspensos dos preservativos Blowtex
Após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificar erros nos testes das camisinhas da marca Blowtex, o órgão decidiu suspender alguns lotes produzidos pela marca.
A decisão foi tomada esta semana após o produto apresentar falhas antes do prazo de validade e ainda estourar, justamente o contrário do que o produto de proteção deve oferecer.
Além da paralisação na comercialização dos lotes, a marca ainda está proibida, temporariamente, de fabricar, distribuir, importar e fazer propaganda sobre os preservativos masculinos suspensos.
Tanto a marca Blowtex Zero quanto a Blowtex Sensitive Super Aloe Vera falharam no teste e, por ordem, estão proibidas para venda e distribuição. A decisão foi publicada na última quinta-feira, dia 23 de fevereiro, no Diário Oficial da União.
Ainda de acordo com a Anvisa, a medida protetiva foi tomada “porque os lotes suspensos apresentaram falha nos testes de estouro após 3 anos de vida útil dos produtos, o que impossibilita a manutenção de sua validade por até 5 anos, contados da fabricação”.


A marca Blowtex é cadastrada no Reclame AQUI e recebeu alguns registros de reclamações dos consumidores nos últimos dias. Olha esse registro de um consumidor de São Luís (MA), que teve problemas com a marca Blowtex Zero:
Realizei a compra de um preservativo da marca Blowtex zero que segundo a embalagem é 50% mais fino, comprei no dia 09/02/2023, sempre confiei nos preservativos como um dos métodos mais seguros tanto pra evitar gravidez quando dsts é nunca pensei que isso poderia acontecer […] Pra minha surpresa comprei esse preservativo da Linha Blowtex zero, comprei uma embalagem com 06 unidades e usei 02 e a primeira achei meio estranho o material mas estava ok ,a segunda incrivelmente rasgou durante a relação, fiquei sem acreditar como algo tão seguro rasgou normalmente sem nenhuma dificuldade […] perdi dinheiro com a compra do material que não cumpre o que diz,que não faz o básico que é proteger a saúde em uma relação. Esse produto não é seguro, verifiquem o que está acontecendo por favor pra que isso não volte a acontecer
A empresa respondeu às reclamações recebidas em nossa plataforma e informou que entrou em contato com os consumidores através do SAC Blowtex, se colocando à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Fabricante divulgou nota em seu site
Em nota divulgada em seu site, a marca indicou que já alertava os consumidores sobre problemas com a data de validade:
“Esteja ciente de que alguns lotes de nossos preservativos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera têm uma data de validade incorreta. Esses lotes foram inicialmente produzidos com prazo de validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Testes laboratoriais recentes indicaram que pode haver um risco maior de ruptura para preservativos com mais de 3 anos de fabricação”.
Ainda no comunicado, a marca divulgou que está em alinhamento com as diretrizes do órgão para estabelecimento do plano de ação adequado e que os demais produtos da marca não foram impactados e permanecem seguros para uso, assim como indicado na embalagem.
Consumidor, acredita que a proibição em alguns itens da marca Blowtex vai influenciar a escolha dos preservativos a partir de agora?
Fontes: Diário Oficial da União/ Veja/ O Globo
Leia também: Quais empresas o consumidor encontra no Reclame AQUI?