blog reclame aqui

Para evitar o desperdício! Agora, embalagens de vegetais não precisam mais trazer prazo de validade

Xô desperdício! De acordo com a Portaria nº458, publicada no dia 22 de julho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dispensa a obrigatoriedade da indicação do prazo de validade nas embalagens de vegetais frescos.

Essa liberação já era prevista pela própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e segundo o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, José Guilherme Leal, a medida evitará desperdícios, já que os clientes podem avaliar visualmente se o produto possui condições de consumo. 

“Anualmente toneladas de frutas são perdidas no Brasil em razão da expiração do prazo de validade, sem que, no entanto, estejam impróprias para o consumo”, disse o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento à Agência Brasil. 

Parece, mas não é! Fraudadores usam sites fakes de grandes lojas para enganar consumidores

portaria nº458 que retira obrigatoriedade de vencimento em embalagens de hortifrúti
Portaria nº458 retira obrigatoriedade de vencimento em embalagens de hortifrútis

Ainda conforme o Ministério, é possível ao consumidor identificar se os produtos estão podres, murchos ou com odor, características que indicam que eles não estariam bons para consumo. 

A portaria já está em vigor, mas até a sua publicação, embalagens de vegetais que já constam com prazo de validade ultrapassado precisam ser descartados, não podendo ocorrer a doação desses produtos. 

Companhias aéreas ainda têm muito o que resolver com os consumidores

Desperdício de alimentos no Brasil

De acordo com a Embrapa, em estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR),  e publicado pelo G1 em 08/09/2021, das 140 milhões de toneladas de alimentos produzidos por ano no país, 26 milhões são jogados no lixo. 

Apesar da alteração na portaria, os estabelecimentos comerciais continuam sendo obrigados a vender apenas produtos hortícolas que atendam aos requisitos mínimos de identidade e qualidade.

Fontes: Band, Agência Brasil e G1

Deixe uma resposta

%d