É comum que atendentes busquem todos os tipos de dados que possam auxiliar na solução de problemas. Tanto que, consultar o histórico de dados do cliente é uma das primeiras coisas a se fazer, antes de iniciar um atendimento. 

Quais os dados frequentes que os sistemas costumam registrar?

Nome, documentos, histórico de compra, ticket médio de compra… Todos esses dados são básicos e já são muito importantes. No entanto, são dados básicos demais, não permitindo que outras perspectivas sejam consideradas pelo atendente no momento de analisar o caso. 

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Por exemplo: O consumidor teve um problema no motor da máquina de lavar. Se ele viver em cidade litorânea, a maresia pode influenciar a conservação do motor. Tanto pelo ar mais úmido, quanto pela areia nas roupas que tendem a sobrecarregá-lo, durante a lavagem. Além disso, o consumidor já tentou contato por diversos meios com a empresa, mas só obteve resposta quando registrou uma reclamação no Reclame AQUI.

Nesse caso, dados básicos do consumidor não revelam esse tipo de detalhe. Por isso, existem algumas formas de conseguir dados importantes como esse para o atendimento da sua empresa. 

Uma das maneiras, é ser curioso. O seu analista de atendimento precisa ter a curiosidade de extrair o máximo de informações possíveis. Como? Conversando! A partir do momento que o consumidor sentir o verdadeiro comprometimento da empresa em escutá-lo, ele irá cooperar.

Outra maneira de conseguir dados relevantes, é usando softwares específicos para isso. Entre eles, você encontra o RA HugMe, a plataforma de monitoramento online e atendimento 3.0. Único com integração nativa com o Reclame AQUI.

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Dados valem ouro! E o seu atendimento pode ser cada vez melhor quando começar a identificá-los e valorizá-los.

Com o RA HugMe, sua equipe consegue identificar perfis, traçar estratégias de atendimento, criar perfis de tratativa para consumidores. Tudo baseado no comportamento que o software captura sobre eles. Quer saber mais sobre a plataforma?

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