Antes de mais nada, é necessário entender o que são gatilhos mentais, quais são os mais usados e depois como implementá-los na sua estratégia. Então, os gatilhos mentais são técnicas capazes de produzir efeitos emocionais em um público-alvo.

Do mesmo modo, que dentro de um e-commerce, por exemplo, é um método muito útil para criar atalhos no processo de decisão de compra. Tanto em textos, quanto imagens. Todavia, é importante deixar claro que o gatilho mental pode atuar de forma diferente em cada cliente. 

Quais são os principais gatilhos mentais que ajudam a potencializar as vendas online

Assim como outras estratégias, trabalhar os gatilhos mentais dentro do seu e-commerce pode ser uma ótima técnica para acelerar, ou potencializar suas vendas

Então, ao utilizar essa estratégia no seu e-commerce, é possível melhorar a decisão de compra dos seus consumidores, impulsionando as vendas da sua loja virtual. Porém, eles não podem ser utilizados para enganar os consumidores. Ou seja, é importante usar essa técnica de forma clara, inteligente e estratégica.

Conheça então os 5 principais gatilhos mentais para o seu e-commerce e como aplicá-los diariamente.

Autoridade 

Acima de tudo, mostrar que o seu e-commerce é referência no seu segmento, pode fazer com que os consumidores confiem na sua marca. Por isso, o gatilho de autoridade é fundamental para passar um posicionamento de credibilidade e confiança para o seu público.

Assim, uma das principais formas de gerar autoridade é por meio da produção de conteúdo. Lembre-se, esses conteúdos precisam ser da sua área de atuação, ser de qualidade e relevantes para o dia a dia. Alguns conteúdos podem ser disponibilizados por e-mail marketing, blogs, redes sociais, vídeos para Youtube. 

Trabalhar a estratégia com influenciadores pode agregar valor a sua estratégia de gatilho para autoridade. Pois, esses influenciadores, podem validar e reforçar que a sua marca é confiável. Por fim, é sempre importante posicionar a sua marca no mercado. Traga tendências de mercado, explique como seu produto ou serviço se diferencia de outros.

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Escassez e urgência 

Por vezes, tudo aquilo que é especial ou exclusivo, e que pode acabar mais rápido que o normal,  pode gerar mais desejo nos consumidores. Afinal, o gatilho de escassez e urgência tem como principal foco o imediatismo, incentivando a compra rápida.

Mas, se atente às diferenças, a urgência foca na quantidade de tempo disponível para compra, e a escassez trabalha com uma quantidade limitada da sua promoção ou produto. Logo, os dois precisam ser trabalhados em conjunto para um resultado efetivo. 

Para implementar o gatilho da urgência, crie um tempo limite para se fazer uma compra. Por exemplo, promoções rápidas, como “oferta por tempo limitado” ou “Assine já”. Para o uso da escassez, você deverá reforçar a quantidade limitada do seu produto ou da promoção, como “assinatura promocional para os 100 primeiros compradores”.

Esse gatilho pode trazer a ideia que será a última chance de adquirir aquele produto ou serviço nas condições apresentadas. Mas, não se esqueça, apenas aplique essa estratégia se as informações ditas forem verdadeiras.

Reciprocidade

Juntamente com outras estratégias, o gatilho da reciprocidade ajuda na criação de conexão e relacionamento com os seus clientes. A ideia é que as pessoas retribuam o que recebem, por isso, você deve gerar valor aos consumidores. Gerar vantagens por já ser clientes, brindes, amostras grátis e muito mais. Ao terem acesso a esses benefícios, eles poderão se aproximar da sua marca, fazer indicações e mais compras futuras.

Por vezes, a geração de conteúdos em diversos canais podem te ajudar. Como por exemplo, oferecer promoções e brindes especiais, caso o cliente compre algo no mês de aniversário. Afinal, quanto mais benefícios valiosos você proporcionar, mais os seus consumidores criarão uma ligação maior com a marca.

Antecipação

Frequentemente confundida com o gatilho novidade, a antecipação é um dos gatilhos mentais que mais provoca a sensação de expectativa. Principalmente em relação ao que irá acontecer depois. Imediatamente isso impacta em previsões positivas que podem atingir áreas ligadas à felicidade no cérebro.

Dentro de um e-commerce, você pode criar uma situação favorável a sua empresa, e preparar seus possíveis clientes ao que será lançado ao mercado. Com isso, eles poderão estar mais suscetíveis a realizar a compra, assim que lançado o produto ou serviço. 

Além disso, é importante criar um planejamento de lançamento. Assim como, por exemplo, quais são os novos produtos, quais são as atividades que deverão ser realizadas, canais e comunicação de divulgação. Não se esqueça de usar os gatilhos anteriores para esse lançamento.

Prova social

90% dos consumidores leem no mínimo 10 avaliações antes de formar opinião sobre uma empresa e tomar a decisão final de compra. É importante falar que, as pessoas podem ser influenciadas pela experiências de outras.

Em outras palavras, o gatilho mental da prova social, é basicamente mostrar a outras pessoas que a sua loja tem aprovação de outros consumidores. Ver depoimentos ou avaliações  de clientes satisfeitos transmite confiança para os novos consumidores, influenciando-os na decisão de compra.

Uma forma rápida de trabalhar esse gatilho é inserir uma seção de avaliações nas páginas dos seus produtos, permitindo que os clientes deem uma nota e façam comentários e recomendações sobre os itens. 

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