Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Para o consumidor

Fake news nas redes sociais: como identificar

Fique de olho nas fake news e confira dicas de como evitar cair nas informações falsas. Elas podem ser usadas até pra aplicar golpes!

As fake news circulam em redes sociais e grupos de bate-papo. Quem aí nunca recebeu um link esquisito com uma notícia meio sensacionalista? Ou um texto cheio de informações duvidosas que parecia sério e verdadeiro?

A vontade de clicar é grande pra ver se a informação é verdade mesmo, né? E compartilhar, então? Entretanto, tem muita gente que clica e compartilha. E, por consequência, corre o risco de ou estar clicando em um link maldoso para furto de dados ou de ler inverdades.

Fortemente divulgadas nas redes sociais, elas são criadas com os mais diversos assuntos, por isso atraem tanta gente. Sabe aquela oferta imperdível? E uma notícia de ciência? Pode ser sobre religião também, saúde, política e uma infinidade de assuntos! Tem situações que são irresistíveis…aí que mora o perigo.

Você pode identificar fake news, a gente dá dicas

Primeiramente, o que a gente reforça é que essas informações erradas não estão em sites seguros. Por isso, aí está um ponto de atenção. Estão em ambientes cheios de softwares espiões e até com vírus. Não clique em qualquer post e links suspeitos. 

As chamadas de fake news podem vir acompanhadas de um link pra clicar. E quando clicar… pode instalar um vírus no seu celular para roubar os seus dados. Mas se você clicar logado no computador da sua empresa, aí o estrago está feito: um software espião pode começar espiar a rede corporativa e os dados da empresa onde você trabalha.

Outro alerta: pense antes de abrir. E verifique em um site de busca se aquela chamada de notícia é verdadeira. Basta digitar o tema da notícia em um site de busca… ali você vai ter noção da veracidade do que recebeu.

Outro alerta: se o texto traz algo que você suspeita ou nunca leu sobre, coloque esse assunto em sites de buscas para se certificar onde mais esse assunto é tratado e os sites são confiáveis.

Leia também: Privacidade nas redes sociais: práticas simples podem evitar golpes!

Não compartilhe o que você não conhece

Para finalizar, lembre-se: tão importante quanto prestar atenção no que recebe é estar atento ao que você compartilha! Mesmo que seja por descuido, ao compartilhar com amigos, familiares… notícias falsas pode levar outras pessoas ao erro e até a sofrer golpes, como já mencionamos acima.

Imagina se fosse você recebendo? O Blog RA traz abaixo mais dicas ainda para você identificar sem problemas fake news e alertar quem está próximo.

Confira dicas de como evitar as fake news
Confira dicas de como evitar as fake news

Deixe uma resposta