Antes de mais nada, aumentar as vendas do e-commerce é um dos principais objetivos de quem tem loja virtual, certo? Por isso, ter definido ações de marketing para e-commerce e nos canais de comunicação, é muito importante para o crescimento da sua loja.

Contudo, a concorrência no meio digital é alta. Tenha em mente que, para vender online não basta criar uma loja virtual e disponibilizar seus produtos. Em outras palavras, é necessário algumas estratégias e boas práticas para aumentar as vendas da sua loja. 

Formas de aumentar as vendas da sua loja virtual

Agora, se você está se perguntando quais são as estratégias e como colocá-las em prática, separamos algumas ações que podem te ajudar a expandir a sua loja no mundo digital.

Otimização de SEO 

Atualmente, pesquisas confirmam a importância de usar as técnicas de SEO dos motores de buscas. O primeiro passo é verificar se o seu fornecedor da plataforma de e-commerce tem soluções otimizadas para que a sua loja tenha relevância nas buscas orgânicas.

Então, pensando na estratégia de marketing, separamos alguns pontos importantes para se trabalhar:

  • Trabalhe a sua página de produto. Ela precisa transmitir credibilidade e ter uma descrição adequada do seu produto, boas fotos,  e um layout que seja fácil para a compra do usuário.
  • Faça uso estratégico das palavras chaves. Elas devem estar presentes nas suas descrições de produtos, títulos, tags, meta description, e inclusive nas imagens.
  • Atenção para links quebrados e a velocidade de carregamento.

E-mail marketing

O e-mail marketing pode ser considerado uma estratégia tradicional do marketing, contudo, quando bem implementada, pode resultar em boas conversões de vendas. 

Por isso, é necessário ter uma base boa de clientes interessados que vieram tanto da sua loja virtual, quanto de redes sociais. Mas, lembre-se, ao mandar e-mails, não foque apenas no comercial, mas mande conteúdos que agreguem valor. 

Além disso, o e-mail marketing proporciona a facilidade de automação para comunicação com os clientes, logo, te dá mais tempo para se concentrar em outras estratégias, enquanto os e-mails são enviados. 

As estratégias de marketing podem ser divididas em formatos e em momentos do funil diferentes, como por exemplo, newsletter, e-mail promocional, comemorativo, sazonal e de boas-vindas.

Por fim, não esqueça de acompanhar as métricas e os resultados desses envios.

Ferramentas de mídia paga

Por vezes, anunciar o seu e-commerce pode aumentar o acesso da sua loja e potencializar ainda mais a sua venda. Há diversas maneiras para fazer anúncios da sua loja virtual, porém, os que mais podem ser positivos e acessíveis financeiramente, são o Facebook Ads e Google Ads.

Em resumo, o Facebook Ads é um espaço vinculado com o Facebook e o Instagram. Há diversos tipos de anúncios, como, story, posts, e até um formato para iniciar uma conversa no messenger. Já o Google Ads, é a plataforma de anúncios do Google, o principal buscador. Nele, você encontra diversos formatos, como: Banner em sites que impactem seu público alvo, remarketing, Google Shopping, entre outros.

Por último, caso você ainda não tenha conhecimento na área de gestão de anúncios, fique tranquilo, tanto o Google quanto o Facebook, disponibilizam cursos que variam do básico ao avançado.

Redes sociais

As mídias sociais podem ser uma excelente estratégia para o posicionamento da sua marca, manter contato direto com os seus clientes, além de potencializar as vendas.

No entanto,  para que as redes sociais da sua empresa gerem resultados positivos, é importante manter constância e publicar conteúdo relevante. As redes sociais da sua marca, não podem se tornar apenas uma vitrine de produtos. Nesse sentido, use as plataformas como um canal de comunicação na qual você possa criar uma conexão entre marca e cliente.

Uma dica bem legal é mostrar o dia a dia da sua empresa, dicas de como usar os produtos, postar feedback de clientes, abrir caixinhas de perguntas para explorar dúvidas dos clientes, e muito mais.

Promoções de vendas

Definitivamente, fazer promoções para o seu e-commerce pode movimentar as suas vendas. As ações promocionais têm enorme importância para o varejo, e obviamente que no digital, não seria diferente.

Se atente a datas comemorativas ou faça campanhas exclusivas da sua marca para chamar atenção do seu público alvo. Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem potencializar suas ação promocional:

  • Cupom de desconto: Para uma primeira compra, para indicações, para lançamento de novos produtos, para aniversário ou para uma data comemorativa;
  • Frete grátis ou em promoção: Determine regiões que a promoção poderá ser aplicada, ou use plataforma que consiga te dar maior margem de lucro relacionado a frete
  • Brindes: Compra acima de um determinado valor, caso algum cliente indique outro cliente.

Reputação 

Acima de tudo, a reputação, feedbacks e avaliações, conta muito no momento de compra do seu consumidor. Antes de qualquer finalização de compra o cliente faz uma jornada, na qual procura indicadores que mostrem a reputação para entender a credibilidade que a empresa tem.

Dos 30 milhões de acessos únicos por mês recebidos no Reclame AQUI, 55% são de consumidores pesquisando sobre uma marca antes de comprar. Desses, 20% pretendem comprar dentro do mês.

Ou seja, buscar informações antes de fechar negócio é um comportamento que ganha cada vez mais espaço e conta com a facilidade da internet, e a plataforma que recebe relatos todos os dias se tornou referência. Por isso, é tão importante estar atento a sua reputação 

Além disso, é importante sempre disponibilizar todos os canais de comunicação para que tenha a facilidade de falar com você, caso tenha algum problema, ou dúvida. E, lembre-se, quanto mais rápido você responder, seja no seu canal de comunicação ou no Reclame AQUI, mais confiança e credibilidade você passará ao seu consumidor.

Veja como os produtos Reclame AQUI podem te ajudar nessa jornada.

Pós vendas

Por fim, um dos passos mais importantes para aumentar suas vendas dentro do seu e-commerce, é saber fidelizar seus clientes. Uma boa estratégia de pós-venda pode ser a virada de chave da sua loja, e a criação de novos promotores. Em outras palavras, clientes que além de comprar da sua marca, te indica para outros possíveis clientes,

Então, nunca se esqueça de dividir as etapas finais que podem ocorrer após uma compra e crie estratégias efetivas para cada uma delas.

Em conclusão, traçar boas boas estratégias de marketing para e-commerce pode fazer a diferença para o desempenho da sua loja, portanto, organize-se para cuidar dessa área com a devida atenção

Deixe uma resposta