blog reclame aqui

Empresas com muitas reclamações: vale a pena comprar?

Você já pesquisou uma empresa no Reclame AQUI e viu um número muito grande de reclamações? Isso fez com que você se sentisse com receio de comprar um produto anunciado por essa loja?

Se sim, este conteúdo é para te ajudar a analisar mais detalhes antes de considerar apenas as muitas reclamações recebidas. Bora entender?

Reclamações recebidas x reclamações respondidas

Um dos pontos que precisam ser destacados é se a empresa respeita o consumidor e responde às reclamações que recebe. Uma loja com muitas reclamações pode significar que ela é altamente procurada e renomada, e quanto mais vendas, maior a possibilidade de surgirem problemas.

Mas isso não quer dizer que ela seja uma loja ruim. O importante, antes de tudo, é observar a reputação dela no Reclame AQUI. Na sequência, é saber como ela tem tratado essas insatisfações e se tem buscado dar ao consumidor a solução necessária.

Então, se achar uma loja com um alto número de reclamações mas que responde todas ou a maioria delas de forma cuidadosa e eficiente, é um ponto positivo para a empresa.

Grandes marcas com reputação “Não Recomendada” no Reclame AQUI: o que isso significa?

Índice de Solução e reputação

Um segundo fator fundamental na hora de escolher uma empresa é saber se ela tem resolvido os problemas do seu cliente.

Isto está ligado diretamente às avaliações dos consumidores e é claro, de novo: a reputação que ela mantém no Reclame AQUI de acordo com a opinião dos usuários.

Faça algumas perguntas:

  • É uma loja que tem mantido um relacionamento com os clientes e retornado suas reclamações?
  • É uma empresa que se importa com o problema do consumidor e sempre está disposta a resolvê-lo?
  • O Índice de Solução é alto e a reputação da loja é boa?

Bom, se a resposta para as perguntas for SIM, é um ótimo indicativo para comprar na loja pesquisada.

Agora, caso aconteça uma dessas hipóteses abaixo:

  • as reclamações, em alto ou baixo números, não são respondidas pela empresa
  • o Índice de Solução e nota do consumidor são baixos
  • a reputação da loja é ‘Ruim” ou “Não Recomendada”

O ideal é que você pesquise mais sobre a loja, porque demonstra que os problemas que surgirem podem não ser resolvidos pela empresa, causando uma negativa experiência de compra.

Lembre-se sempre: para uma loja merecer a sua confiança, ela deve te respeitar como consumidor e se manter sempre comprometida e disposta a resolver os problemas, afinal, toda empresa tem problema, boa é aquele que consegue resolver!

precisa reclamar?

Deixe uma resposta

%d