Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Dados

Demanda por passaportes cresce após relaxamento das restrições a viagens

Para atender a demanda por passaportes, Polícia Federal deve abrir um novo posto de atendimento em São Paulo

Quem está pensando em viajar, atenção! Muitos viajantes brasileiros enfrentam dificuldades com a emissão de passaportes junto à Polícia Federal (PF). Desde o mês de março, centenas de consumidores têm relatado no site do Reclame AQUI que pagam a guia. Mas na hora de agendar data e horário para 2022, não conseguem vaga nos postos da PF na cidade de São Paulo. A previsão da Polícia Federal é de abrir um novo posto de atendimento na cidade de São Paulo ainda no mês de abril de 2022.  

Reclamações crescem 720% no 1º trimestre de 2022 em comparação com 2021

O Instituto Reclame AQUI buscou as reclamações na página do Departamento da Polícia Federal no site do Reclame AQUI. Nos três primeiros meses de 2022 (janeiro a março), os consumidores publicaram 205 reclamações sobre o pagamento de guia e a dificuldade de agendamento para emissão de passaporte. Em comparação ao mesmo período de 2021, que foram 25, é um aumento de 720%.

passaporte-arte
No comparativo do trimestre, reclamações para a Polícia Federal sobre emissão de passaportes cresceram 720%

Este consumidor de Natal (RN), explica que fez o pagamento, mas não consegue confirmar a compensação e fazer o agendamento. “Dia 01/04/2022 fiz uma solicitação de passaporte e paguei via pix, hoje é dia 05/04 e até agora não consigo fazer o agendamento, pois no sistema da PF não está constando o meu pagamento. Sendo que foi efetuado na hora.”

Já outra moradora de Santo André (SP) reclama, também, da dificuldade com atendimento. “Boa tarde! Não consigo agendar para emitir o passaporte do meu filho em Santo André, informa que houve agenda disponível até o dia 25.03.2022, estou tentando contato telefônico para verificar se há previsão da abertura de agenda, e também preciso tirar a dúvida sobre o formulário de autorização para emissão do passaporte, meu filho é menor de idade, e meu esposo está fora do Brasil, no caso ele preenche o documento e envia uma foto assinada? O telefone apenas chama, ou dá ocupado.”

Viu esta? Imposto de Renda 2022: saiba onde você pode fazer sua declaração

O que diz a Polícia Federal

Na última semana, a Polícia Federal afirmou que tem enfrentado uma alta demanda na emissão do documento. Isso se deve à flexibilização das regras de enfrentamento e restrições à pandemia de Covid-19 tanto no Brasil como em outros países, o que leva a um maior índice de viagens. 

Diante desse crescimento, conforme publicado pela Revista Época Negócios, a Polícia Federal, em São Paulo, estaria  planejando abrir um posto de atendimento extra, no Santana Parque Shopping,  Zona Norte da capital paulista. Entretanto, não tem data definida. A previsão de início das atividades no local seria ainda no mês de abril.

De acordo com a Polícia Federal, o sistema para a emissão de passaporte é preparado para dispor vagas para até 90 dias e todos os dias são abertos novos horários de atendimento. Mas que a alta demanda supera a disponibilidade de vagas.

Veja também: Imposto de Renda 2022: veja quais documentos você precisa separar antes da declaração

Como solicitar a emissão de passaportes?

Para iniciar o processo de emissão do passaporte, o cidadão deve preencher um formulário online com suas informações e documentação necessária em vias originais. A mesma documentação deverá ser apresentada no dia do atendimento presencial, sendo devolvida após a conferência.

Depois, é preciso pagar uma taxa para a emissão do documento. Após o pagamento compensado, o cidadão deve escolher uma unidade da Polícia Federal e comparecer pessoalmente na data e horário marcados para entregar a documentação, a mesma com a qual foi preenchido o formulário.

Nesse dia agendado, acontece a conferência da documentação do futuro dono do passaporte, são coletadas as impressões digitais e feita uma foto. Por fim, é agendada a data da retirada do documento no mesmo posto de atendimento. Em geral, o prazo é de 6 dias úteis. O passaporte é entregue apenas ao titular.

Acesse o site da Polícia Federal para mais informações. Lá, estão detalhados todos os passos com explicações claras de quais documentações são necessárias, valores para pagamento de guias, orientações sobre agendamento e retirada. Clique aqui

Fique atento: Imposto de Renda 2022: quem deve prestar contas à Receita Federal?

Fonte: Polícia Federal / Época Negócios / G1

Deixe uma resposta