Estamos muito perto do feriado nacional de 12 de outubro. Embora seja dia de celebrar Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, essa data também é muito aguardada nos lares brasileiros por um outro motivo: Dia das Crianças.
E toda essa ansiedade é justificável. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2018, existiam 35,5 milhões de pessoas de até 12 anos de idade no Brasil naquele ano. De lá pra cá, este número só cresceu.
Leia mais: Geração Alpha: saiba tudo sobre quem vai influenciar seu negócio
Primeiramente, acredito que a sua empresa, seja loja física ou e-commerce, já esteja preparada para o Dia das Crianças de 2022. É muito importante que tudo ocorra bem nesta data, ainda mais se o seu segmento de atuação for voltado para esse público, pois as empresas têm muito a perder ao decepcionar um consumidor desta idade.
Comportamento social para este Dia das Crianças
Não é novidade que o Reclame AQUI estuda o comportamento social e de consumo dos brasileiros há mais de 20 anos. O que podemos afirmar é que as pessoas têm escolhido as empresas levando em conta o lado emocional que cada produto ou serviço oferecido desperta em si. Sendo assim, para este Dia das Crianças, os consumidores exigem o mesmo das marcas.
Além disso, segundo a Pesquisa Behup “Dia das Crianças” para IM – Negócios Globo, realizada com uma amostra de 500 pessoas, 46% dos entrevistados deixam para comprar o presente na última semana ou no próprio dia. Por isso, ainda há oportunidades de fazer ajustes finos nas suas promoções, mesmo que o Dia das Crianças já esteja batendo na porta.
Separamos alguns pontos importantes do que está por vir, ainda de acordo com esta pesquisa. Veja no próximo tópico.
Dados importantes para ficar de olho
- Em média, cada pessoa pretende presentear duas crianças no Dia das Crianças, sendo elas: filhos (39%), sobrinhos (33%), afilhados (16%) e netos (8%);
- 47% das pessoas priorizam o que a criança está precisando na hora de decidir o presente, ante 35% que vão investir no que os pequenos querem ganhar;
- Em média, o consumidor pretende gastar 165 reais com o Dia das Crianças, aumento de 28% em comparação com o ano passado;
- 19% dos entrevistados pretendem diminuir o valor médio do presente. Isso se dá porque, nestes casos, houve aumento nos gastos fixos, deixando menos dinheiro disponível para esta data e maior necessidade de economizar como um todo;
- O preço (50%) e a variedade de produtos (36%) são os pontos mais levados em consideração por um consumidor na decisão de qual empresa ele vai comprar o presente;
Todavia, um outro ponto que nos chamou bastante atenção. Para 26% dos entrevistados, a confiança na loja é um fator bastante relevante na hora de decidir de quem comprar o presente de Dia das Crianças.
O que explica este dado é o empenho dos adultos quando o assunto é a expectativa dos pequenos. Não garantir uma boa experiência vai fazer seu nome não ser mais cotado na hora de comprar os presentes das crianças em outras datas comemorativas.
Exemplos que podem causar frustrações são a venda de um produto com defeito, sem funcionar ou faltando peça. Do mesmo modo, dificuldade no atendimento e na resolução do problema também são pontos negativos para o negócio.

Como melhorar ainda mais a experiência de compra
Os dados da pesquisa desta matéria confirmam as tendências de canais omnichannel que já trouxemos aqui em outras oportunidades:
- 76% afirmam aceitar comprar o produto na loja física e recebê-lo em casa, caso esteja indisponível na loja no momento da compra;
- 64% gostam da ideia de comprar pela internet e retirar o produto na loja física;
Saiba mais: 6 dicas para uma boa estratégia Omnichannel
Ademais, lembrar que, muitas vezes, não são apenas as crianças que podem ganhar presentes. Ainda de acordo com esta pesquisa, 32% dos adultos pretendem se auto-presentear no Dia das Crianças.
Tudo isso para mostrar que existem várias oportunidades por trás do calendário festivo brasileiro. As empresas podem utilizá-las com o objetivo de alavancar as vendas e se perpetuar no mercado.
Em conclusão, queremos saber de você, empresa: o que você achou das principais tendências e análises de mercado para uma das datas mais aguardadas nos lares brasileiros?
Conta para a gente nos comentários como foi a preparação para este Dia das Crianças. Também gostaríamos de ouvir se as suas expectativas estão sendo cumpridas até o atual momento.