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Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce

Descubra como extrair mais dados do seu e-commerce

Com o grande volume de dados e informações que atualmente as empresas geram, chega ser preocupante, mas ao mesmo tempo é algo muito positivo, contudo, tais dados precisam ser estudados e entendidos.

Uma vez que sejam lidos e interpretados, os dados têm muito a dizer, e trazem insights valiosos que não só podem contribuir com o desenvolvimento da empresa, como também tornam-se um diferencial competitivo frente aos concorrentes independentemente do porte, setor ou tipo. 

Acompanhe e descubra como a gestão pode extrair dados do e-commerce, decifrar as informações e aplicar seus resultados ao negócio!

Leia também: Estratégias para transmitir confiança aos seus clientes

A importância da análise de dados

Com uma estratégia de Data Analytics assertiva, é possível aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar processos, melhorar a experiência do usuário, conhecer melhor seus clientes, identificar insights acionáveis e muito mais. Sendo assim, uma estratégia de dados dá todo suporte para sua loja se tornar mais competitiva, diminuir custos, e garantir posicionamento para conquistar uma maior fatia de mercado.

Vale lembrar, que uma estratégia de data analytics não é apenas sobre levantar o maior número de dados e sim, olhar a fundo e interpretar com olhar de quais benefícios a empresa pode alcançar através desses dados.

Tomar decisões precisas, embasadas por dados e não apenas em achismo, traz redução de custos e maior assertividade para as ações propostas.

As principais métricas que devem ser analisadas para o sucesso de um e-commerce

As métricas, são o principal meio de medir o que está dando certo e o que precisa de correções, contudo ainda é comum encontrar empreendedores que não sabem ao certo quais as principais métricas a serem analisadas e nem quais dados extrair.

Em uma boa análise, não basta apenas olhar para os dados de forma aleatória. Em meio a várias informações, é preciso acompanhar os indicadores certos. As principais métricas para o sucesso do e-commerce são:

Taxa de conversão 

Aqui não existe uma taxa ideal, mas segundo a empresa norte-americana, Forrester Research, a taxa média do e-commerce brasileiro é de 1,5%.

O cálculo que deve ser feito é:

Taxa de conversão = nº vendas / nº visitantes * 100

Objetivo do acompanhamento desta taxa, é melhorar as vendas, por isso a taxa de conversão deve ser acompanhada constantemente, podendo ser analisada todos os dias

Vendas

A métrica de faturamento indica se o negócio está crescendo, e deve ser acompanhado todos os dias ou uma vez por semana. 

Esse dado pode ser extraído e analisado pelo Google Analytics, pela plataforma do próprio e-commerce ou por meio do controle financeiro da empresa.

Tráfego

A quantidade de sessões é uma das mais importantes para um e-commerce, já que se as visitas no site forem baixas, consequentemente, as vendas também serão.

Essa métrica deve ser analisada semanalmente por meio de ferramentas como o Google Analytics.

ROI

O ROI (Return Over Investment) é um indicador que pode medir o retorno gerado em qualquer investimento feito pelo e-commerce.

A métrica pode ser calculada com a seguinte fórmula:

ROI = Receita / Investimento

ROAS

O ROAS é um indicador de retorno em investimentos de mídia paga, utilizado para medir canais como Facebook Ads, Google Adwords, Instagram Ads e LinkedIn Ads.

Para calcular o ROAS é possível utilizar a seguinte fórmula:

ROAS = Receita pelas mídias pagas / Investimento nas mídias pagas

ROAS = R$ 18.000 / R$ 3.000

ROAS = 6

No caso deste exemplo, o retorno sobre o investimento em mídia foi 6 vezes o seu valor.

Ticket Médio

O ticket médio é a métrica que analisa quanto seu cliente gasta no seu site. É uma das métricas de desempenho essencial para o seu e-commerce, pois com ela você consegue medir dados importantes, fazer um balanço e entender qual a média de vendas em valor financeiro que pode entrar por mês. 

Para calcular o ticket médio, basta usar a fórmula.

Ticket médio= valor total das vendas / número de pedidos 

Taxa de Carrinho Abandonado

Essa métrica é essencial para mensurar a quantidade de clientes que abandonam o carrinho no e-commerce e, a partir dessa informação, analisar quais são as formas de pagamento da loja e se os valores do frete estão de acordo com o mercado. Além disso, traçar estratégias para que a sua taxa de abandono diminua. Uma forma de calcular é por meio da fórmula:

Taxa de abandono de carrinho = (quantidade de visitantes que não completaram o checkout / quantidade de pessoas que iniciaram o checkout) x 100

Taxa de rejeição

Essa métrica identifica quantas pessoas entraram no seu site e não interagiram com nenhum botão de ação. Isso pode acontecer por questões de usabilidade do site, por descrições ruins ou produtos com preços altos.

Agora que você já sabe sobre as principais métricas, conheça a ferramenta de reputação e reviews, que traz um painel completo de informações para te ajudar a compreender seus dados e gerar insights para impulsionar ainda mais o seu negócio.

Principais funções da RA Trustvox, para extrair dados do seu e-commerce

Monitoramento via Google Analytics:

O painel da RA Trustvox conta com o “Monitoramento via Google Analytics”, com essa funcionalidade você pode analisar o comportamento de quem interage com a RA Trustvox. É possível extrair e comparar dados do seu e-commerce como a taxa de conversão, ticket médio e tempo de permanência na página de todos os usuários que engajaram com os reviews da sua loja virtual.

É possível analisar e comparar várias informações, como:

  • Visitantes que de fato visualizaram o Widget.
  • Visitantes que clicam nas abas dos reviews.
  • Visitantes que clicam nas estrelas do Widget.
  • Visitantes que fazem perguntas.

Painel de Relatórios:

Extraia dados e retire insights para entender as necessidades de melhorias em seus produtos e na experiência do seu cliente.

Confirme suposições, verifique os pontos de melhoria e ilumine o caminho que a sua loja precisa perseguir para alcançar seus objetivos, a partir de dados e relatórios enxutos sobre as avaliações e pedidos dos seus clientes.

Relatório de Sellers

Faça a extração completa dos dados de avaliações, opiniões e pedidos dos sellers que vendem na sua plataforma, e tenha todos os recursos que você precisa para garantir mais agilidade nos fluxos da sua loja virtual.

Dados do Consumidor

Extraia relatórios com dados úteis para todas as áreas da sua empresa, de forma analítica, detalhada ou sintética. Crie estratégias para evoluir o seu negócio do jeito certo e com os insumos necessários.
Saber interpretar e extrair os dados e as métricas disponíveis para análise é uma prática essencial de gestão e o primeiro passo para garantir um e-commerce de sucesso. Conheça mais sobre a RA Trustvox.

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