Crescem 40,8% as reclamações para maquininhas de cartão
Entre janeiro e julho de 2019, as reclamações no setor cresceram 40,8% em relação ao mesmo período de 2018
Entre janeiro e julho de 2019, as reclamações no setor cresceram 40,8% em relação ao mesmo período de 2018
De 1º de janeiro a 31 de julho deste ano, o setor de maquininhas de cartão acumulou 27,9 mil reclamações, consideradas as registradas pelos consumidores no site do Reclame AQUI. Esse volume representa um aumento de 40,8% em relação ao mesmo período de 2018. De antemão, esses equipamentos mudaram bastante a forma de os consumidores fazerem pagamentos e a vida de quem é empreendedor. Consequentemente, como todo produto, quanto maior abrangência no mercado, mais problemas as empresas têm para solucionar.
Um levantamento feito pelo Reclame AQUI com 13 marcas de máquinas de pagamento móvel mostra que, com o crescimento de mercado, as empresas credenciadoras também se preocupam em atender bem seus consumidores, sejam eles donos da maquininha ou não.
Como reflexo desse empenho, 5 empresas do setor têm selo RA 1000 e, por consequência, apresentam índice de respostas às reclamações dos consumidores acima de 96% (dado referente a 1º de fevereiro de 2019 a 31 de julho de 2019). Esta alta taxa mostra que as marcas estão preocupadas em responder seus consumidores e preparadas para tal.
Das 13 companhias credenciadoras levantadas pelo Reclame AQUI, 8 empresas estão com reputação entre Regular e RA 1000 (veja ranking abaixo). Com esse recorte, de empresas que melhor solucionaram reclamações nos últimos 6 meses, a Stelo, SumUp, Cielo, Stone e PagSeguro despontam entre as primeiras.
Dessa forma, essas marcas disputam cada percentual quando se trata de atender mais e com eficiência. A disputa boa resulta em índices de solução das reclamações acima de 90% entre essas 5 primeiras, o que é ótimo para o consumidor.
Do mesmo modo, disputam posição a GetNet, com reputação Bom e a Izettle, com Ótimo. As duas têm apenas 0,8 pontos percentuais de diferença. E por fim, a SafraPay, que tem reputação Regular e um índice de solução de 71,6%.
De acordo com a análise do Reclame AQUI, que também abrangeu os dados de reclamações desde 2016, se nota o início de um crescimento maior no setor. Esse segmento de maquininhas acompanhou a transformação de mercado no Brasil, com o surgimento de prestadores de serviços mais independentes (a uberização).
E como se vê no comparativo por ano, em 2016 as credenciadoras tinham 23.309 reclamações, já em 2018, foram registradas 37.281, um aumento de 59,9%.
Veja o crescimento ano a ano no gráfico.
Do mesmo modo, quando comparamos de 2016 até 2019 o recorte de 1º janeiro a 31 de julho, o crescimento no número de reclamações também cresceu, o aumento foi de 106,6% (veja o comparativo no gráfico abaixo).
Entre os principais motivadores de reclamações nos últimos 3 anos são tarifas, defeitos nos equipamentos, cancelamentos, maquininhas não recebidas e dinheiro não caiu na conta.