Antes de tudo, a paixão do brasileiro pelo futebol é algo cultural. Pensa bem: assistir aos jogos do time do coração faz parte da nossa rotina, não é mesmo? No entanto, de quatro em quatro anos essa euforia é ainda mais intensa por causa de um dos maiores eventos esportivos: a Copa do Mundo.
Aliás, no e-commerce, o campeonato apresenta oportunidades para alavancar as vendas. Afinal de contas, os consumidores aproveitam para trocar de televisão, smartphone, comprar aparelhos de som, roupas, itens de decoração, bebidas, comidas e por aí vai. E como o evento esportivo acontecerá em plena Black Friday e próximo às comemorações de fim de ano, é possível atrair consumidores de diversos nichos.
Gostou da ideia e quer saber como aproveitar a Copa do Mundo no e-commerce? Vem com a gente porque preparamos um artigo bem legal sobre o assunto. Confira!
Onde e quando acontece a Copa do Mundo de 2022?
Em Catar entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro. A título de curiosidade, essa é a primeira vez que um país do Oriente Médio sedia o evento esportivo. Além do mais, este ano, os jogos acontecerão em uma época diferente.
Veja bem: tradicionalmente, o evento é realizado entre junho e julho. No entanto, nesse período, o calor na região é quase insuportável — entre 40ºC e 50ºC. É um clima desértico com altas temperaturas, umidade do ar elevada, ventos fortes e até tempestades de poeira.
Jogar nessas condições representaria um risco muito grande aos atletas. E apesar de não entrar em campo, existiam perigos para todas as pessoas envolvidas com o evento, como comissão técnica, profissionais de imprensa e torcedores, entende?
Nesse contexto, para preservar a saúde de todos, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) decidiu marcar o evento em um período em que as temperaturas por lá são mais amenas. Por isso, excepcionalmente em 2022, a Copa do Mundo acontecerá em novembro e em dezembro.
Veja também: 7 dicas para ter mais sucesso nas campanhas de fim de ano.
Como o evento esportivo movimenta o e-commerce brasileiro?
O brasileiro é apaixonado por futebol. Apesar da queda no engajamento após aquele fatídico 7×1, por aqui, os dias de jogos da seleção brasileira continuam sendo praticamente um feriado.
Muitas empresas fecham mais cedo ou abrem mais tarde para que os colaboradores possam acompanhar as partidas. Em caso de impossibilidade de liberação, alguns negócios montam uma sala especial para os funcionários assistirem aos jogos por lá mesmo. Legal, né?
Mesmo assim, os picos de faturamento no período costumam compensar essas horas fechadas. E como o e-commerce funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, o potencial de vendas é ainda maior.
O fato é que o brasileiro consome muito nesse período. Segundo pesquisa da Meta Foresight, 73% dos torcedores pretendem comprar alguma coisa durante o evento.
Imagine quem tem a intenção de acompanhar os jogos em casa, por exemplo. Nesse contexto, é importante ter uma televisão com boa imagem, um painel novo para comportar a TV maior, um sistema de som legal, um sofá confortável, freezer para armazenar as bebidas para os convidados e por aí vai.
Sendo assim, muita gente vai às compras antes e durante o evento para acompanhar os jogos. Em resumo, os itens mais vendidos no período são:
- eletrodomésticos e eletroportáteis: TVs, geladeiras, caixas de som, freezer, chopeiras, pipoqueiras, grill, etc.;
- eletrônicos: TV, notebooks, tablets, smartphone e videogame;
- móveis: sofás, mesas, cadeiras, racks, painéis e por aí vai;
- roupas e artigos esportivos: camisetas, bermudas, bolas de futebol, chuteiras e mais;
- alimentos e bebidas: petiscos, salgadinhos, carne para churrasco, chocolate, bebidas alcoólicas, entre outros;
- decoração: bandeiras, bandeirolas, balões, toalhas de mesa, adesivos, descartáveis coloridos e por aí vai;
- TV por assinatura e planos de internet para acompanhar os jogos em alta qualidade.
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Qual é a expectativa de vendas para o período?
Em primeiro lugar, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce faturou R$ 73,5 bilhões no primeiro semestre de 2022. Para a segunda metade do ano, a expectativa é que o comércio eletrônico movimente ainda mais cifras: R$ 91,5 bilhões.
A Copa do Mundo entra nesse contexto como um dos eventos responsáveis por alavancar as vendas no período.
Essa percepção é ainda mais forte em 2022 por causa da retomada das atividades econômicas, reabertura das lojas físicas e a reaproximação social no período pós-pandemia, sabe? Afinal de contas, a competição traz oportunidades para aquelas aglomerações que o brasileiro adora.
Mas não é só por isso: excepcionalmente em 2022, o mundial acontecerá bem na época da Black Friday. Veja bem: o primeiro jogo do Brasil será no dia 24 de novembro — quinta-feira — um dia antes da sexta-feira de ofertas.
Por falar em Black Friday, segundo dados de uma pesquisa feita pela Globo, 72% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções para comprar algum item relacionado a Copa do Mundo. Por exemplo: roupas, calçados, artigos esportivos, itens de decoração, TVs e bebidas alcoólicas.
É por isso que as expectativas de vendas para o período são boas. Aliás, além da Black Friday e da Copa do Mundo, no segundo semestre se concentram outras datas comerciais bem importantes. Entram nesse pacote o Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia das Crianças, Natal e Ano-Novo.
Saiba mais: Se prepare para as principais datas comerciais de 2022.
Como aproveitar a Copa do Mundo no e-commerce?
Se você chegou até aqui, percebeu que o evento esportivo traz inúmeras oportunidades de negócios, não é mesmo? Mas olha: para conseguir ter sucesso com ações, é necessário se planejar e tomar alguns cuidados, viu? A seguir, vamos dar algumas dicas nesse sentido. Confira!
Faça um planejamento de vendas
Como já mencionamos ali em cima, a Copa do Mundo terá a Black Friday aí no meio. Nesse contexto, o planejamento é ainda mais importante porque são dois eventos para dar conta, sabe?
Sendo assim, planeje as vendas do período. Lembre-se de estabelecer metas, objetivos e indicadores para cada data comemorativa. Além do mais, é fundamental antecipar as negociações com os fornecedores para ter estoque suficiente de produtos para suprir a demanda.
Vale a leitura: Como alcançar alta performance em vendas no e-commerce.

Abasteça o estoque com itens temáticos
Uma coisa a gente não pode negar: empresas que trabalham com eletrônicos, roupas, calçados, acessórios, fantasias, turismo, bares e restaurantes, por exemplo, costumam levar vantagem nesse período.
No entanto, negócios de vários setores podem faturar de alguma forma com o evento. Para isso, basta usar a criatividade e planejar bem as promoções.
Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode aproveitar a oportunidade para vender maquiagens coloridas, tintas para o cabelo, esmaltes nas cores da seleção e por aí vai.
Agora, se você não conseguir encontrar relação nenhuma, pode criar lembrancinhas personalizadas. Já pensou em dar de brinde aos clientes um boné com as cores do evento e com a sua logomarca estampada?
O mesmo vale para camisetas, chaveiros, canecas, adesivos, entre outros. Essa é uma forma de surfar na onda e conquistar mais clientes, mesmo sem vender produtos relacionados com o evento esportivo.
Lembre-se do layout do e-commerce
Não importa para onde você olhe. Durante a Copa do Mundo, é possível ver enfeites temáticos para todos os lados: nas ruas, bares, restaurantes, clubes, vitrines de lojas, casas, escolas e por aí vai.
Seu e-commerce também precisa entrar no clima de festa e personalizar o layout da página. Vale usar as cores da bandeira do Brasil, confetes, apitos, fantasias e diversos outros elementos visuais que fazem referência à Copa.

Fique de olho nas mudanças no comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor não é igual do início ao fim do mundial. Meses antes da competição, por exemplo, começa a preparação da casa com a corrida por eletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis e móveis.
Como o investimento nesses itens é um pouco mais alto, o cliente tem o hábito de fazer pesquisas e investigar a reputação das lojas antes de tomar uma decisão de compra. Sendo assim, as estratégias para atrair esse público precisam ser diferenciadas.
Depois começam as compras de roupas, artigos esportivos e artigos de decoração para fazer a ambientação da casa. Tudo isso para entrar no clima de festa. Durante a competição, o que bomba mesmo são as vendas de alimentos e bebidas para acompanhar os jogos.
De toda forma, é importante ficar de olho nos horários dos jogos para organizar o calendário de ações promocionais e de engajamento. Fazer campanhas no meio da partida é um desperdício porque você não terá a atenção dos consumidores, entende? Então, é melhor programar as ações para antes ou depois dos jogos.
Veja também: Conheça as principais mudanças no comportamento do consumidor.
Dê atenção às estratégias para mobile
As compras feitas por celular crescem dia após dia. Só para você ter uma ideia da adesão dos consumidores à modalidade, em abril de 2022, 81% dos clientes compraram alguma coisa pelo smartphone — via apps, site móvel, WhatsApp, Instagram e Messenger.
O fato é que os dispositivos móveis estão ganhando força no e-commerce e merecem atenção especial, principalmente durante a Copa do Mundo. Pensa bem: no intervalo do jogo, o consumidor não ligará o desktop para navegar pela rede, não é mesmo? Aliás, vale lembrar que a facilidade de acesso mobile é um dos fatores de ranqueamento do Google.
Entenda: Como otimizar o seu site com técnicas de SEO.
Cuidado ao usar símbolos oficiais e marcas registradas
A FIFA é detentora dos direitos de diversos símbolos, mascotes e termos referentes ao evento. Na prática, isso significa que você não pode usar a logo da Copa do Mundo do Catar, fotografias da taça, nem nenhuma marca registrada pela entidade sem a autorização da mesma. Aliás, quem descumpre essa regra pode enfrentar problemas na justiça, viu?
As únicas empresas liberadas para usar elementos oficiais são os patrocinadores do evento. A Coca-Cola, por exemplo, está nessa lista e pode usar o termo “Copa do Mundo” e imagens relacionadas no rótulo dos refrigerantes. O Guaraná Antártica também pode fazer isso porque é patrocinador oficial da seleção brasileira.
Por outro lado, uma empresa regional não pode mandar fazer camisetas com a logo oficial do evento e da própria marca para distribuição, entende? A mesma lógica pode ser aplicada à produção de brindes personalizados e layout temático do e-commerce — conforme acabamos de sugerir ali em cima. Tudo isso precisa de autorização da FIFA que tem uma série de exigências e cobranças — os famosos royalties — para liberar a produção.
Apesar das limitações, não é necessário desanimar porque é possível usar o evento para suas ações de marketing. Nesse contexto, o ideal é usar as cores verde e amarelo nas campanhas, imagens de torcedores no sofá de casa, ilustrações que fazem alusão ao futebol, entre outras referências mais genéricas. Aí, sim, é só correr para o abraço!
Conquiste a confiança do consumidor
Não importa se o cliente se interessou pelo preço e pelo produto. Se o seu e-commerce não transmitir confiança, o usuário não terá coragem de comprar. Simples assim!
Afinal de contas, o consumidor está mais consciente e conhece muito bem o passo a passo para fazer uma compra segura. E vamos combinar que esses cuidados são necessários para não correr o risco de pagar por algo, mas nunca receber, não é mesmo. Aliás, também existe a possibilidade de receber o produto, mas em condições diferentes do anunciado e ter dores de cabeça para resolver o problema.
É por isso que fazer pesquisas de credibilidade faz parte da jornada de compra do consumidor. Portanto, além de todas as estratégias para atrair consumidores com ações temáticas, é fundamental manter os cuidados com a reputação da marca.
Entram nesse contexto a qualidade do atendimento ao cliente — inclusive no Reclame AQUI —, a agilidade em resolver problemas, a segurança da página, os reviews verdadeiros, as interações nas redes sociais e por aí vai.
Moral da história: para aproveitar a Copa do Mundo no e-commerce, é importante preparar o seu negócio para receber os torcedores. E como os jogos vão coincidir com uma das melhores datas comerciais para o varejo brasileiro — a Black Friday —, o planejamento se torna uma das estratégias chave para o sucesso de vendas. Lembre-se ainda de criar ações temáticas e cuidar da reputação do comércio eletrônico, combinado?
Gostou do assunto e quer mais algumas dicas para aumentar a confiança do seu e-commerce? Então, aproveite que estamos em clima de copa e veja como o futebol pode melhorar o atendimento da sua empresa!