blog reclame aqui

O ano terminando e as contas chegando: calendário de impostos já começa em janeiro no país

IPVA, IPTU, materiais escolares… fique de olho para não perder as datas dos impostos no país e se programar para começar 2023 em dia

Adeus ano velho, feliz ano novo…cheio de novas oportunidades e, sim, novos boletos para pagar.

Claro que todos queremos começar com o pé direito e uma das formas de iniciar o ano da melhor forma possível é se organizar para não deixar aquelas continhas programadas atrapalhar os nossos planos.

Por isso, já pega seu calendário de porta, a sua agenda e bora anotar os pagamentos que estão por vir aí, já nas próximas semanas.

IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor

Sim, lá vem ele, o imposto estadual que é aplicado a partir de um percentual sobre os valores dos automóveis das pessoas e que serve para que o Governo do Estado arrecade dinheiro. 

Cada estado tem seu calendário próprio, além de ter também descontos diferentes. No entanto, a maioria dos impostos começam a ser cobrados em janeiro, com opção de pagar à vista com desconto em um mês ou dividir em mais vezes, sem o desconto. 

Quais veículos pagam o IPVA? Isso também depende do estado. Por isso, de olho na tabelinha para saber se o seu automóvel tem direito à isenção da tarifa:

10 anos de fabricação
Acre, Rio Grande do Norte e Roraima.

15 anos de fabricação
Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins

20 anos de fabricação
Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Já o estado de Santa Catarina isenta os veículos com fabricação até 1985 de pagar o IPVA.

Pessoas que se encaixam na categoria PcD e veículos pertencentes a ONGs também não pagarão IPVA no próximo ano.

Para verificar o valor do seu IPVA, basta acessar o site do DETRAN do seu estado. Não esqueça do RENAVAM e do número da placa do veículo para fazer a consulta.

IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano

Já o Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, é um tributo obrigatório pago todo ano pelos proprietários de imóveis na região urbana. 

Se você mora em uma casa alugada, esse valor deve ser discutido com a imobiliária – ou até o proprietário se a negociação for direta com ele – para saber quem ficará responsável pelo pagamento do IPTU (mas, geralmente, o custo é diluído no aluguel mensal).

Aqui, o mesmo vale para cada município: cada um tem sua regra e suas exceções quando o assunto é o Imposto, mas, já se programe: nas principais capitais, o pagamento já é feito a partir de janeiro e fevereiro.

Para pagamento à vista, rola desconto, ou, se não for possível, tem um parcelamento em várias mensalidades pra pesar menos no bolso (e sem o desconto, claro).

Alerta: Golpes com boletos falsos podem ser aplicados no pagamento de IPTU. Por isso, saiba identificar um boleto fraudulento clicando aqui e realize apenas o pagamento de faturas autênticas.

Materiais escolares

O ano letivo de 2023 também já bate à porta. 

Algumas escolas particulares tendem a voltar um pouco antes, mas a previsão é que em fevereiro, todos os alunos já estejam em suas salas de aula.

Por isso, os materiais já precisam estar em ordem em janeiro (se puder antecipar para esses últimos dias de dezembro alguns itens essenciais e básicos, melhor ainda).

Como são produtos com alta procura no início do ano, os preços podem aumentar e as filas dos caixas também, por isso, organize-se para as compras e para atender os materiais solicitados na lista. 

Rematrículas e mensalidades escolares

Para os pais que têm filhos em escolas particulares ou para os estudantes de ensino superior, essa conta também chega. 

Ano novo, nova mensalidade e rematrícula escolar prontinha te esperando para pagamento. 

Não esqueça de colocar tudo isso na sua planilha de janeiro pra não ficar pendente nos valores que não podem esperar.

Organização das contas e compromissos são fundamentais para iniciar o ano com o pé direito

Fonte: CNN/ Carros 2023

Leia também: Deixou as compras de final de ano para a última hora? Veja como evitar golpes e não sair no prejuízo

Deixe uma resposta

%d