Todos devem concordar que conseguir uma boa reputação requer o aprimoramento de muitos pontos, e um deles sem dúvida é a confiança.

Na realidade, conquistar a confiança de alguém é o grande ponto de partida do ciclo de uma boa reputação, porque, a partir dela, você aumenta ainda mais a sua reputação e por consequência a confiança de ainda mais pessoas.

Veja, portanto, com base nos estudos de Craig Honick, da Metro Tribal, alguns caminhos para sua empresa construir o ciclo de boa reputação com base na confiança!

Leia também: Criador do ISO de confiança dos EUA abriu dia de debates no RA Trust Experience

Antes de mais nada, comece pela confiança!

Definitivamente perder a confiança em uma empresa acaba, de forma até natural, gerando uma má reputação para ela, pois todos concordam que uma má experiência é sempre alertada e compartilhada para conhecidos, amigos ou familiares.

Aqui fica o alerta: em época de redes sociais e de milhões de informações compartilhadas por segundo, para a reputação de uma marca cair por falha na confiança é, de igual maneira, uma questão de segundos.

Por tudo isso, passar confiança para quem está chegando em sua empresa é fundamental e colabora para você ter uma boa reputação.

Assim sendo, apresentamos o estudo a respeito dos 5 gestos de confiança, que teve contribuição de Craig Honick, um etnógrafo americano, que mapeou a importância desses gestos para a construção de um laço firme de confiança. Veja quais são eles:

Honestidade

Transparência

Proatividade

Humildade

Igualitarismo

Esses 5 pontos são cruciais, e qualquer falha em algum deles pode fazer com que a sua empresa perca a confiança depositada pelo cliente ou por futuros clientes.

Honestidade, transparência, proatividade e humildade podem ser considerados autoexplicativos, uma verdadeira base para uma empresa conquistar de fato a confiança dos clientes.

Sobre o Igualitarismo, é o gesto de compartilhar conhecimento e poder com os clientes da sua empresa, isto é, colocá-los em pé de igualdade em importância para a empresa.

Leia mais: Os 5 gestos que geram a confiança no seu cliente

Dessa forma, escutar o seu cliente, fazendo com que ele se sinta parte do crescimento da sua empresa é importantíssimo e aumenta a confiança dele em você, não tenha dúvida disso. 🙂

Se você ainda não aplicou esses gestos, comece a praticá-los para assim colocar os primeiros tijolos na construção de uma boa reputação.

Construindo o ciclo da boa reputação

Como foi visto, para ter uma boa reputação, é importante que a empresa transmita confiança para o cliente. A partir disso, naturalmente o ciclo da boa reputação se inicia.

Sendo assim, quando o cliente tem experiência com base em pelo menos um dos cinco gestos de confiança, as chances dele compartilhar essa experiência positiva com alguém são muito grandes. 

Com base nisso, as empresas não devem esquecer também os principais canais usados pelos clientes, que, muitas das vezes, acabam nem sendo canais próprios das empresas.

A velha máxima de que é importante estar onde os clientes estão nunca foi tão verdade nos dias de hoje, principalmente com a liberdade de escolha dos consumidores em poder se comunicar em qualquer ambiente online e offline.

Portanto, para começar o ciclo da boa reputação, aplique e pratique os gestos da confiança e não ignore seu cliente nos canais escolhido por ele.

O papel do Reclame AQUI na construção da reputação das empresas

Com grande relevância entre consumidores e empresas, o Reclame AQUI acabou se tornando o canal oficial dos consumidores brasileiros. Isso foi algo que aconteceu naturalmente, e, nesse cenário, as empresas começaram a entender o papel do site, devido sua relevância e audiência.

Dessa maneira, mais do que nunca, os consumidores agora (lê-se nos últimos quase 20 anos) podem definir a reputação das empresas por meio e com base no atendimento prestados por elas.

Ou seja, há um poder maior e democrático dos consumidores em definir se uma empresa é boa ou ruim baseando-se nas experiências vividas com ela.

Nesse contexto, em todos os momentos da relação de consumo, os consumidores buscam alguns elementos que os façam se sentir seguros e confiantes em ter uma relação de consumo com uma empresa.

Sem dúvida, o Reclame AQUI está incluso nesses momentos, e sua marca pode usar esse canal para transmitir mais confiança, principalmente por meio dos 5 gestos.

Conclusão

Começar a olhar para os canais mais usados pelos consumidores, como o Reclame AQUI, e aplicar os gestos de confiança na relação com esses consumidores são, portanto, cruciais para você trilhar um caminho de boa reputação.

Compartilhe o conteúdo e utilize cada vez mais os 5 gestos de confiança para melhorar a reputação da sua empresa. 🙂

2 comentários »

  1. Olá obrigado, gostei muito de tudo que li aqui, minha filha trabalha por conta própria e vou passar para ela tudo que aprendi aqui grato : Clodoaldo

  2. Boa tarde,
    Um texto muito interessante que devemos levar não só na bagagem da empresa ,mais também na vida profissional.

Deixe uma resposta