Com o intuito de ajudar as empresas nesse momento de crise e entendendo o impacto que isso gerou, principalmente, no atendimento das empresas que refletiu na experiência oferecida dentro do site, o Reclame AQUI criou um pacote de ajuda para estar mais próximo das empresas e dar apoio para elas continuarem prestando cuidado com os consumidores. Entre essa ajuda, o congelamento da reputação no Reclame AQUI foi feito para tentar amenizar o impacto causado pelo novo Coronavírus.

Com o congelamento de reputações realizado pelo Reclame AQUI em 01/03/2020 de todas as empresas, realizamos um estudo para compreender o impacto e desdobramentos em nosso site.

Mas após mais de 60 dias com a reputação nessa condição, estamos comunicando para todos que realizaremos a normalização do período calculado para todas as empresas a partir do dia 01 de junho.

Como irá funcionar o descongelamento da reputação no Reclame AQUI

Todas as empresas terão sua reputação novamente calculada de acordo com o período de 6 e 12 meses vigente, sendo respectivamente de Dezembro/2019 até Maio/2020 e Junho/2019 até Maio/2020.

As reclamações e avaliações recebidas durante o período de congelamento serão contabilizadas retroativamente, conforme previsto na fórmula de reputação do Reclame AQUI.

Entenda o cálculo da reputação: Como é definida a reputação das empresas no Reclame Aqui?

As demais regras de reputação, como o Selo RA1000, serão contabilizadas considerando também o período atualizado. 

Entenda como é definido o Selo RA1000 do Reclame AQUI

 A normalização será realizada em 01/06/2020, proporcionando o tempo necessário para que possam analisar as reclamações que por ventura ainda estejam pendentes dentro deste período e auxiliar seus consumidores.

Consumidores poderão avaliar as reclamações sem resposta por 30 dias

Além do período de reputação, também voltaremos a disponibilizar aos consumidores a possibilidade de avaliarem suas reclamações mesmo que não tenham uma resposta pública da empresa.

A regra será a mesma que havia antes do congelamento, ou seja, para empresas que respondem mais de 50% de suas reclamações na aba de 6 meses, o consumidor poderá avaliar sem resposta após 30 dias de publicação.

Para empresas que respondem menos de 50%, a avaliação poderá ser realizada após 3 dias de publicação.

Reflexo da crise do Coronavírus no congelamento de reputação

A pandemia de Covid-19 teve grande impacto sobre o atendimento das empresas brasileiras, mas a reação foi rápida. Após um choque inicial, as rotinas foram rearranjadas, as dinâmica de trabalho, refeitas. Em muitos casos, a transição apresentou resultados que mostram a eficiência das empresas e sua flexibilidade: setores inteiros da economia tiveram melhoria nos índices de avaliação pelo consumidor.  

Coronavírus: o que muda na rotina das empresas?

Mais: 10 dicas para cuidar das finanças pessoais em tempos de pandemia

Para ajudar as empresas a terem um tempo para se adaptar, o Reclame Aqui congelou os índices de reputação desde a decretação da pandemia pela OMS, a que se seguiu um conjunto de restrições para o funcionamento das empresas pelo país. 

Agora, após análise dos dados e a realização de que, no geral, os níveis de atendimento foram retomados, o Reclame Aqui retoma a exibição das reputações, na certeza de que são um indicador do esforço das empresas e do reconhecimento dos seus consumidores e como um estímulo para que aqueles que estão conseguindo mostrar um bom atendimento tenham a visibilidade do seu trabalho garantida.

Tenha acesso a todos os webinars produzidos pelo Reclame AQUI durante essa crise clicando AQUI.

Reclame AQUI virou Rede de Apoio

Além de criar um pacote de ajuda para as empresas, o Reclame AQUI também criou uma rede para conectar pessoas que precisam de ajuda com pessoas e empresas que querem ajudar.

A Rede de Apoio já teve mais de 64 mil visualizações, ou seja, pessoas lêem as histórias. Em média, o projeto recebe 25 pedidos de ajuda todos os dias. São pessoas que já foram beneficiadas em São Paulo, Bahia, Belo Horizonte, Distrito federal, Santa Catarina, Rio de Janeiro. E que embora peçam desde emprego, cestas básicas, produtos de higiene, ajuda para quitar as contas básicas do mês, também usam o espaço para desabafar as angústias geradas pela situação delicada. Todos os pedidos recebem a atenção dos voluntários.

Como pedir ajuda e colaborar?

Para estar na Rede de Apoio, basta acessar o site do Reclame AQUI. O banner do projeto está no topo do site, e a dinâmica é simples: clique em “Preciso de Ajuda” ou “Quero Ajudar”. A partir daí, o cidadão se cadastra contando sua história e sua necessidade ou apresentando o tipo de ajuda que está disposto a oferecer.

18 comentários »

  1. Olá, prezados. Boa tarde.

    Acredito que há uma pequena falha na comunicação sobre o descongelamento do cálculo da reputação das empresas.

    Neste, consta que:

    “…após mais de 60 dias com a reputação nessa condição, estamos comunicando para todos que realizaremos a normalização do período calculado para todas as empresas a partir do dia 01/06/2020.”.

    Este comunica continua, esclarecendo como isso será feito:

    “…Como irá funcionar o descongelamento da reputação no Reclame AQUI
    Todas as empresas terão sua reputação novamente calculada de acordo com o período de 6 e 12 meses vigente, sendo respectivamente de novembro/2019 até abril/2020 e Maio/2019 até Abril/2020.”

    É aqui que entra a questão que gostaria de levar à vossa análise; Sendo descongelado em 01/06/2020, o período que deve ser considerado para o referido cálculo é diferente ao que consta no comunicado divulgado. Não?

    Penso que deveria ser de Dezembro/2019 até Maio/2020 e Junho/2019 até Maio/2020, reputação novamente calculada de acordo com o período de 6 e 12 meses vigente, respectivamente.

    Por favor, podem avaliar este?

    Abraço.

  2. Gente o picpay cancelou uma recarga minha por causa do congelamento do RA não tenho como tentar recuperar meu dinheiro tô precisando

  3. Olá! Enquanto vocês estão mantendo os dados congelados, uma empresa que está com boa reputação “Bookplay” está aplicando vários golpes. Vejam a quantidade de casos que foram registrados nos últimos dias. Penso que seria adequado reavaliar.

  4. Houve a reflexão que esse congelamento pode estar beneficiando empresas que estão adotando postura não compatível com o momento que estamos vivendo?

    A rede Bodytech por exemplo, obrigando pagamento de 30% de multa para pessoas que precisam cancelar o contrato? Continuam debitando mesmo com a academia fechada?

    Vejam o número crescente de reclamações nos últimos meses? Sem refletir na reputação, não estão se importando.

  5. Pois é e as empresas aproveitam pra fazer o que querem com o consumidor. Vendem coisas com defeito, pegam o dinheiro. E ficamos a ver navios….

  6. A empresa Teixeira eletrônicos está com um monte de reclamações não respondidas,inclusive deixando de enviar muitos produtos super caros e a reputação dela está 9.3. Tem um monte de gente comprando numa empresa que pode estar roubando dinheiro das pessoas. Os atrasos e descaso com o consumidor é muito grande e vocês estão contribuindo com isso. Eles postaram a nota 9.3 do reclame aqui no próprio site o que legitima a empresa como uma coisa que ela não está sendo.

  7. Entendo a tentar ajudar as empresas, mas e nós consumidores, se adotou nessa época de pandemia congelar a pontuação da empresa, acho que deveria ser mais nítido com um link para abrir a pontuação desatualizada com a data de congelamento ou abrir uma janela durante a pesquisa sobrepondo a tela principal informando sobre a pontuação congelada, pois engana nossa avaliação, pois consultei uma empresa (Shopfisio) e aponta como ótima, mas ao ver as respostas que notei que a tela aponta zero respostas não respondidas, porém existe várias respostas não respondidas, no caso comprei um produto pela Magazine Luiza e estou aguardando a entrega e resposta do questionamento da falta da mesma.

    Fiquei até desconfiado do site do Reclame Aqui se está funcionando corretamente, até notar esse link com detalhamento das informações.

    Nessa época que a compra é feito online acredito que deveria-se ser mais claro as avaliações para os consumidores não entrar em furadas.

  8. RA caiu no descrédito! Ao assim agir, invertem seu objetivo, privilegiando as empresas, que estão se aproveitando do momento para inadimplir seus contratos, em detrimento do consumidor!!! Minhas duas reclamações contra a mesma empresa nem sequer vão ser respondidas e vai ficar por isso mesmo, pois a negativação dessa empresa, nesse período, não será levada em conta. Lamentável!!!

  9. Nós consumidores temos total acesso ao PROCON, em casos que você sofreu fraude por parte da empresa procure o PROCON!

    O RA é um site de avaliação e entende que nem todas as empresas tem os problemas citados acima por diversos consumidores, sendo assim em vez de alega que o Reclame Aqui caiu no descrédito, uma vez que querem ajudar as empresas confiando na boa índole, lembrando que nem todas tem boa índole.

    Se tentar ajudar empresas torna o RA um site ruim, procure seus direitos, temos diversos meios governamentais.

    Lembre que o RA está auxiliando muitas empresas boas, aquele 1% que está agindo de má fé, deve ser exposta no órgão oficial e regulamentador.

  10. É um absurdo em plena pandemia quando mais precisamos respostas das emprensas erradas não tem avaliação

  11. Por exemplo a empresa wappa esta em falta de pagamento com centenas de pessoas que fizerram cooridas e ha mais de 40 dias não recebem e se a empresa estiver falindo o objetivo do reclame aqui não é proteger as pessoas com avaliação não atualizada da empresa é um inventivo ao errado

  12. E as empresas fazem a festa…Se a empresa percebe que não tem condições de honrar os seus compromissos seria muito melhor suspender suas vendas momentaneamente, como muitas fizeram e não ficar enganando as pessoas e continuar vendendo produtos que não são entregues, alegando que foi por conta da pandemia. Magazine Luiza, MM Place, Jadlog… Honestidade não se encaixa a estas empresas citadas.

  13. Isso não é justo pois é uma empresa nao pode cumprir com suas metas nao o faça por exemplo a casas bahia nao entrega nada usa nosso dinheiro di s que já entregou detalhe sem ter entregado entao pare de vender e ficar com nosso dinheiro .também. se eata na pandemia nao venda sem poder entregar isso e prejuízo anos consumidores que mesmo sem dinheiro só estamos comprando gêneros de necessidade .Comprei um celular pra trabalhar em casa e nao entregaram e ainda colocou que entregou para não gerar luta e pra eles .E eu tive prejuízo pois não consigo entrar em contato nem com o transportador nem com as casa a bahia isso não é justo .

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