À vista com mais desconto ou comprar em humildes parcelinhas? Nesse cenário complexo de inflação e incertezas que o país está, o consumidor respondeu ao dilema entre gastar de uma vez as economias que restam ou ter a confiança de adquirir novas dívidas. E já de cara revelamos a preferência do público para esta Black Friday.

Leia mais sobre a data: Black Friday 2022 pede passagem, mas será que vai dar para confiar?
Se depender de 38,2% dos consumidores que participaram da pesquisa do Instituto Reclame AQUI, uma compra à vista com um belo desconto é a melhor opção para futuras compras na Black Friday. Mas engana-se quem pensa que essa é a única alternativa considerada pelos consumidores. Para 21,3% dos usuários, o parcelamento no cartão será o escolhido para realizar os desejos de compra na época de promoções da Black.
Já o parcelamento pelo bom e velho boleto tem 9,3% da preferência do consumidor. E pra fechar a nossa lista de meios de pagamentos, o financiamento surge como opção para apenas 2,7% dos usuários.
A pesquisa foi realizada no site do Reclame AQUI nos dias 17 e 18 de agosto e contou com a participação de 12 mil usuários da plataforma.
Parcelamento x produtos: o que o consumidor busca?
Para quem respondeu que tem interesse em adquirir produtos na data, alguns itens tiveram mais destaque do que outros. É o caso da linha branca de eletrodomésticos (geladeira, fogão, microondas), eletroportáteis (batedeira, sanduicheira e liquidificador) e eletrônicos (como drone, automação de casa, caixas de som, fones, etc). Juntas, estas opções chegam a mais de 30% da escolha dos consumidores.
Parece que as roupas, calçados, produtos de beleza e produtos não duráveis ficaram um pouco de lado no pensamento do público para este ano. Pelo menos por enquanto. Quem sabe o setor da moda ganha novos ares nas próximas semanas que estão por vir?
Afinal, sabemos que a Copa do Mundo no Qatar está cada vez mais próxima – coincidentemente a estreia do Brasil no campeonato mundial será um dia antes da Black Friday – e pode ser uma boa oportunidade de investir em camisas de seleções e produtos ligados ao futebol, podendo esses itens ganharem mais visibilidade por parte dos torcedores.
E falando em produtos, ao que tudo indica até aqui os bens duráveis são os mais escolhidos como real interesse do usuário na Black Friday. E é aqui que os parcelamentos de compra voltam a ser destaque. Enfim, sabemos que esses itens acabam tendo um custo um pouco maior, e algumas parcelinhas que cabem bem no bolso do consumidor podem ter as suas vantagens.
Isso acaba indo ao encontro com os valores que os pesquisados acreditam ser válido para parcelar: 39,8% afirmaram que o parcelamento é uma boa alternativa para compras entre R$100,00 e R$500,00, mas se considerarmos valores mais altos – entre R$600,00 e mais de R$4.000,00 -, a soma chega a 83,5% que pensam ser viável um parcelamento de compras que atingem esses preços.
Se depender de você que irá adquirir algum item na Black Friday, vai parcelar sua compra ou a promoção à vista se torna uma opção ideal?
Consumidor, confira também: Radar da Black Friday 2022: Use o Reclame AQUI para comparar!