Blog Reclame AQUI

blog reclame aqui
Instagram Linkedin-in Facebook Youtube
  • Sobre o blog
  • Para sua empresa
    • Divulgue sua marca
    • Gerencie as reclamações
    • Fale com os consumidores
  • Categorias
    • Artigos
    • Atendimento
    • Black Friday
    • Cursos/ Eventos
    • Dados
    • Marketing
      • Redes Sociais
      • Cases de sucesso
    • Mercado
  • Para o consumidor
  • Entenda sobre o RA
  • Materiais gratuitos
  • Mercado

Como recuperar venda de carrinho abandonado

O consumidor entrou no site, foi navegando pelas seções, escolheu alguns produtos e na hora de finalizar a compra, simplesmente desiste e deixa o carrinho abandonado. E agora??

Segundo o Moosend, a taxa média universal de carrinho abandonado é de 69%, enquanto, na América Latina, é de 75,3%. No Brasil, de acordo com o E-Commerce Radar, ela é de 82%.

Quais as principais causas do abandono de carrinho?

As causas do abandono de carrinho podem ser as mais variadas possíveis, contudo é muito importante mapear essas causas com todo cuidado e atenção, afinal essa taxa impacta diretamente na saúde do negócio.

Segundo o estudo da Opinion Box, as objeções que mais levam os consumidores a desistir da compra e abandonar os carrinhos são:

  • frete mais caro do que o imaginado (66%);
  • produtos mais baratos em outro site (38%);
  • prazo de entrega mais longo do que o esperado (29%);
  • falta de segurança na hora do pagamento (20%);
  • indisponibilidade dos meios de pagamento desejados (17%);
  • necessidade de preencher muitos campos para finalizar o pagamento (10%).

Leia também: Saiba como mensurar o sucesso do cliente

Como realizar a recuperação de carrinhos abandonados?

Agora que temos mais claros os motivos do abandono, fica mais fácil perceber onde devemos intervir com melhorias para deixar de perder vendas.

Use e-mail marketing 

Normalmente na hora de iniciar o processo de compra, uma das primeiras informações que o cliente tem que dispor é seu endereço de e-mail, uma vez de posse dessa informação já fica mais fácil fazer alguma ação para reverter esse abandono.

Um estudo realizado pela Business Insider, constatou que mensagens enviadas em um período de até três horas após o abandono do carrinho geram 20% de cliques. Sendo assim, isso significa que com o uso dessa ferramenta aumentam as chances da compra ser finalizada.

Pop-up de intenção de saída

Nada mais é do que uma mensagem que aparece na tela para o cliente, quando o mesmo demonstra sinais que vai sair da página.

Como a ideia é segurar a atenção do cliente, para que o mesmo não saia, é interessante usar imagens criativas e chamadas persuasivas a fim de que o cliente efetive a compra.

Você pode usar gatilhos mentais como últimas peças em estoque, frete grátis ou cupom de desconto.

pop uo de intenção de saída

Retargeting

Com certeza você já entrou em algum site para ver determinado produto, e depois esse produto ficou aparecendo para você. Essa é uma estratégia que pode ser feita através de campanhas no Google Ads e Facebook Ads.

Ao exibir novamente o seus produtos, é mais uma chance do cliente voltar e realizar a compra.

Link de pagamento

Uma ferramenta também hoje muito utilizada, é o link de pagamento que é um  checkout personalizado com os produtos que o cliente deixou no carrinho.

O link pode ser aberto de qualquer lugar, e o cliente apenas precisa clicar para fazer o pagamento e concluir a compra. Você pode enviar o link por whatsapp, e-mail ou SMS.

Push de notificações

São mensagens que aparecem na tela do usuário, são disparadas por aplicativo ou site, mas para isso o visitante precisa primeiro permitir o recebimento dos alertas.

Esse recurso, pode ser usado não só para lembrar o cliente sobre o carrinho abandonado, como para dar descontos, avisar sobre promoções e novidades.

push de notificações

Melhore a usabilidade do site

Esteja sempre atento a mudanças e testes, às vezes mudanças sutis como em layout e botões fazem grande diferença para conquistar o consumidor pelo impulso.

Os testes te ajudarão a descobrir a melhor forma de guiar o usuário até a conversão — seja ao excluir etapas de cadastro, automatizar a captura de dados ou gravar métodos de pagamento para compras futuras.

Sabe como calcular a taxa de abandono de carrinhos?

Para calcular a taxa de abandono de carrinho, basta dividir o número de carrinhos abandonados (CA) pelo número de carrinhos criados (CC). Depois, é só multiplicar o resultado por 100.

Taxa de abandono = CA/CC X 100

Lembrando, que também é importante monitorar:

  • A taxa média de abandono de carrinho no seu segmento;
  • Quantos consumidores voltam e convertem em vendas;
  • Quanto tempo os consumidores levam para voltar.

Com esses dados em dia, fica muito mais fácil direcionar esforços para recuperação do carrinho abandonado. Por fim, conheça a RA Trustvox. A RA Trustvox chegou para revolucionar ainda mais o mundo do e-commerce, e trazer aquele empurrãozinho de reputação, credibilidade e confiança que todo comércio eletrônico precisa para conquistar e fidelizar o cliente.

Compartilhe isso:

  • Twitter
  • Facebook
  • LinkedIn

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

  • Publicado em 12/07/2022
  • por Rodrigo Severo
  • Categoria Mercado
Rodrigo Severo

Rodrigo Severo

Relações Públicas, Analista de Marketing e criador de conteúdo e estratégias de Inbound Marketing para os canais do Reclame Aqui e redes sociais.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Últimas postagens

RA Forms

RA Forms: agilize o seu atendimento com um formulário de reclamação personalizado

experiência do cliente e black friday

Estratégias para evoluir a experiência do seu cliente na Black Friday

Veja na prática como melhorar seus indicadores no Reclame AQUI

Veja na prática como melhorar seus indicadores no Reclame AQUI

Pós-venda: saiba a importância de clientes fidelizados no setor imobiliário!

Pós-venda: Saiba a importância de clientes fidelizados no setor imobiliário! 

Mais lidas

  • Reclame AQUI: número de visualizações aberto para todas as empresas!
  • Vídeos lucrativos: você ganha ou gasta dinheiro?
  • Como é definida a reputação das empresas no Reclame AQUI?
  • Reclamou, a empresa respondeu, mas ainda tem algo a dizer? Faça uma réplica!
  • Como engajar seu cliente e conquistar uma avaliação no Reclame AQUI?
Categorias
  • Artigos
  • Atendimento
  • Black Friday
  • Cases de sucesso
  • Cursos/ Eventos
  • Dados
  • Destaque
  • Divulgue sua marca
  • Entenda sobre o RA
  • Fale com os consumidores
  • Gerencie as reclamações
  • Marketing
  • Melhorias HugMe
  • Mercado
  • Para o consumidor
  • Produtos RA
  • Redes Sociais

Sobre o blog

Para sua empresa

Para o consumidor

Artigos

Atendimento

Black Friday

Cursos/Eventos

Dados Instituto Reclame AQUI

Marketing

Entenda sobre o RA

Materiais Gratuitos

Receba nossos conteúdos exclusivos por e-mail.

  • LinkedIn
  • Instagram
por Pro Theme Design.
 

Carregando comentários...
 

    %d blogueiros gostam disto: