Veja também: Como funciona o fluxo de reclamação do consumidor no Reclame AQUI?

É de praxe que durante o processo de atendimento, a empresa precise de dados ou informações importantes, para seguir com a solução do problema do consumidor. E no Reclame AQUI não poderia ser diferente!

Às vezes, os consumidores esquecem, ou não sabem, que devem incluir algumas informações específicas (e imprescindíveis) no relato da reclamação, para que o time de atendimento da empresa possa seguir com a tratativa do ocorrido. Como por exemplo: número do pedido, nome do produto ou serviço, entre outros dados característicos do segmento ou marca.

Além disso, algumas informações que não podem ser disponibilizadas de forma pública, como dados pessoais, também são necessárias para realizar o atendimento. O que consequentemente, exige dos times de relacionamento, um contato pra solicitar ou validar o que for necessário.

E apesar do fluxo de reclamação do consumidor conter as perguntas mais relevantes, como motivo do contato e número de telefone, é possível personalizar este formulário com campos de perguntas mais específicas para cada empresa ou segmento.

Fluxo de reclamação padrão do consumidor no Reclame AQUI

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Esqueça as reclamações incompletas!

Pensando em facilitar este processo de atendimento, e em melhorar a experiência das empresas e consumidores em utilizar o Reclame AQUI, uma solução que permite a personalização do formulário de reclamação foi desenvolvida.

O RA Valida é a única forma de coletar informações do consumidor com antecedência, sem precisar daquele primeiro contato apenas para validar dados. Neste caso, a empresa cadastra campos de perguntas no fluxo do reclamante, e recebe as respostas junto ao ticket da reclamação.

Olha só o formulário do Reclame AQUI personalizado no site do RA:

Como você pode ver na imagem, a estratégia do RA permitiu que o time de atendimento responsável pela página, pudesse filtrar quem é consumidor ou empresa, e ainda coletar informações específicas para cada caso, antes mesmo de iniciar a tratativa.

Portanto, o intuito é que as empresas que fazem atendimento no site, possam colher o que for necessário, sem correr o risco destes dados ficarem públicos. E como dito anteriormente, evitar contatos excessivos ou desnecessários com o cliente.

E tem mais, qualquer empresa pode adquirir o RA Valida, cadastrar até 3 campos de perguntas no formulário, e em diferentes formatos, como checklist, lista de rolagem, campo de descrição e ainda condicionar cada campo de resposta com as perguntas, saca só como outras empresas utilizam o RA Valida:

Quer conhecer melhor o RA Valida e descobrir como ele pode otimizar o seu atendimento no Reclame AQUI? Então clica aí abaixo para saber mais! 🙂

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