Se tem uma data que é esperada todos os anos pelos varejistas e pelos consumidores, essa data é a Black Friday.
E para falar sobre a data mais esperado do ano, não podíamos contar com menos do que grandes nomes do varejo como Ricardo Quirino – Gerente Geral de Relacionamento com Clientes – Magalu, Thiago Quintino – Executive Director na Fast Shop, Marcio Chaer – Head de Produtos e Atendimento – B2W Digital, Maria Claudia Siqueira – Gerente de Relacionamento com Cliente – Via Varejo e, para mediar esse painel, Vivianne Vilela– Diretora Executiva – E-Commerce Brasil.
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O Grande diferencial nessa Black Friday, é a qualidade do serviço prestado.
Os especialistas disseram sobre como a pandemia acelerou a transformação digital nas empresas e, por este motivo, a grande sacada dessa Black Friday vai ser a qualidade dos serviços prestados para os consumidores.
A maioria das grandes empresas começou a usar nesse período vendas e atendimento pelo aplicativo WhatsApp, e capacitou o os times para isso. “O diferencial está nos serviços prestados, no atendimento e no carinho que a marca trata o consumidor.” analisou Thiago.
Mas, para prestar bons serviços é preciso planejamento. Por isso os palestrantes falaram sobre como suas marcas já estão pensando estrategicamente em Black Friday desde o começo do ano. “A Black Friday é um momento ímpar no varejo, se tornou a principal data para os varejistas mas também para os clientes.” apontou Marcio.
Segundo eles, esse é um dia especial de vendas e que as empresas precisam ter ética, pois não adianta vender e não ter o produto disponível.
“Precisamos entender a expectativa do cliente e atendê-la. Não podemos esquecer que o cliente é o nosso patrão.” acrescentou Ricardo.
A dica para a Black Friday é olhar para o consumidor.
O consumidor é o centro do negócio, e para fidelizá-lo nessa data, os especialistas indicam planejamento e priorizar relações humanizadas.
Para o Diretor Executivo da Fast Shop, Thiago a inspiração é “deixar de ser executivo de varejo e ser puramente consumidor, olhar para o consumidor de forma clara, entender o que ele quer”.
Quando o assunto é Seller, os especialistas indicam um bom planejamento, estoque definido, catálogo alinhado e cumprir os prazos de entrega.
Além disso, ressaltam a importância de preparar e capacitar o time de pós-venda. “Devemos entender cada caso, preparar um time dedicado e procurar dar o melhor atendimento ao consumidor.” disse Marcio.
Claudia levanta a questão de que todo ano é um novo desafio, e que nesta Black Friday, a comunicação entre seller e consumidor deve ser ainda mais transparente.
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Por fim, os especialistas deixam claro a importância de sempre levar em consideração a experiência dos clientes, incluindo as boas e as ruins e usa o Reclame AQUI como exemplo, pois segundo eles, a plataforma é a temperatura do cliente, e que a saúde da empresa pode ser definida pelas reclamações.
