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Black Friday 2022 pede passagem, mas será que vai dar para confiar?

Quem não gosta de uma comprinha, ainda mais quando surgem promoções?! Parece que neste ano, o tema está novamente em alta entre os consumidores para a Black Friday 2022, que acontecerá no dia 25 de novembro. Dá pra confiar e comprar?

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI que contou a participação de 12 mil usuários da plataforma nos dias 17 e 18 de agosto, parte dos consumidores estão dispostos a desembolsar uma graninha para comprar produtos na data comercial mais esperada do ano (pelo menos para os consumidores que desejam as famosas liquidações).

Leia mais sobre Black Friday: Compra à vista ou parcelada em humildes prestações nesta Black Friday?

dados de pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI
Pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI aponta preferência dos consumidores para a Black Friday 2022

2021 decepcionou com a “Black Friday da Mercearia”. O que vem este ano?

Definitivamente, este é um resultado bem diferente de 2021, que decepcionou os consumidores. Os descontos tão esperados não vieram e o que rolou foi uma “Black Friday da Mercearia”, onde os consumidores aproveitaram para fazer compras de supermercado nos sites. Apesar da decepção com a data no ano passado, muita gente ainda aposta na Black Friday 2022: 47% afirmaram na pesquisa que irão comprar este ano. 

Só para termos uma base de comparação, dos usuários que responderam a nossa pesquisa, 76,2% disseram que não compraram nenhum item na Black Friday do ano anterior. Será que em 2022 os resultados serão diferentes? Ao que tudo indica, é possível que sim.

Segundo o CEO do Reclame AQUI, Edu Neves, parte dos consumidores está mostrando disposição em comprar, focado, mesmo com a percepção de uma alta geral de preços dos produtos. 

“ É um povo que ainda bota fé na Black Friday. Então o lance é criar condições para que ele compre. O desafio de fornecer descontos neste ano, mais uma vez, deve ficar na mão do varejo; uma vez que a maioria dos fabricantes vêm manifestando continuamente suas dificuldades com a inflação de custos. As marcas que já estão se movimentando e dando descontos, surfando a onda da Black Friday antes da data chegar, estão apostando em uma estratégia de captar o consumidor, que, provavelmente, diante da vantagem antecipada, não vai aguardar novembro”, destaca Edu.

Consumidores exigentes e antenados nos preços praticados pelas lojas, temos!

Embora os números de intenção de compra tenham aumentado, o preço AINDA continua sendo um fator decisivo. Isso porque para aqueles que demonstraram interesse em adquirir algum item na data, 74,4% consideram o preço o maior influenciador para a compra.

A pesquisa também mostra que os consumidores se mantêm críticos, dado o tempo que estão acompanhando o vai-e-vem dos preços. Aqueles que pretendem comprar nesta Black Friday, 66,1% já estão de olho. E a grande maioria está nesta busca há mais de 3 meses, somando quase 80% dos consumidores. 

E esse grupo que pretende investir na Black Friday 2022 sabe bem o que quer. Aponta como principais produtos na intenção de compra itens da linha branca de eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos. E é exatamente nesses produtos que o consumidor espera encontrar os maiores descontos.

Fica a dica, lojista!

Público dividido entre compras pela internet e em lojas físicas

Ainda que o percentual de preferência do público para comprar através da internet na Black Friday seja disparado (quase 70% dos que responderam a nossa pesquisa), outros meios de compras também são considerados pelo consumidor. 

Levando em conta esses dados, as lojas e redes de varejo devem apostar em promoções no mundo digital, mas não esquecendo-se também das unidades físicas, tendo mais sucesso quando existe uma diversificação de meios para as vendas dos seus produtos e, assim, proporcionando mais opções de ofertas para o consumidor.

A Black Friday continua sendo a Black Fraude? 

Tudo pode mudar, mas por enquanto, tem muita gente que não está muito confiante quando o assunto é Black Friday. Para 46,4% do público que respondeu a nossa pesquisa, a Black Friday continua sendo a Black Fraude, ao menos quando o assunto são as ofertas aplicadas no Brasil. É um indicador bem relevante, já que estamos falando de quase metade da porcentagem de quem respondeu à pesquisa. 

Seria um momento para que os lojistas pudessem refletir sobre os preços praticados nessa época? E os números de quem considera a data uma verdadeira decepção têm índices bastante similares. Isso porque 53,1% dos participantes da pesquisa afirmaram que não irão comprar nada na Black Friday este ano. E dentro dessa porcentagem, 59,2% acreditam que a Black Friday não traz promoções de verdade.

Se fôssemos definir uma frase para representar esses números, o bordão “comprar 6 por meia dúzia” poderia ser uma boa escolha. Pelo menos para os usuários que não pretendem gastar nada na Black Friday, essa é uma verdade difícil de ser mudada ou contrariada.

Já para 26,6% dos usuários, os motivos para não adquirirem produtos na data é porque acreditam que não vale a pena, pois está tudo muito caro (por conta da inflação), além daqueles que possuem um orçamento apertado e estão sem dinheiro para comprar na data.

Por mais que os números de quem diz que “não vai comprar nem um alfinete” na Black Friday sejam extremamente relevantes, ainda é necessário considerar que uma parcela da população considera a data importante e pretende abrir a carteira. 

De um lado, um povo cheio de disposição para gastar. De outro, gente que não quer saber de Black Friday. E você, faz parte de qual time na grande promoção deste ano?

Sua empresa estará presente com ofertas na Black? Então Confira a pesquisa que o Instituto Reclame AQUI fez sobre a Black Friday 2022.

precisa reclamar? acesse o Reclame AQUI

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