Será que a sorte bateu na porta? O Banco Central liberou a consulta de dinheiro esquecido em contas bancárias. A partir do dia 7 de março, será possível realizar o resgaste do valor
Já pensou se você tem uma grana para receber e nem imagina? É isso mesmo! Na última terça-feira (28), o Banco Central reabriu a consulta de valores esquecidos pelos clientes em instituições financeiras.
Os valores podem ser consultados diretamente no site do Banco Central, através do Sistema de Valores a Receber (o SVR). São R$ 6 bilhões esquecidos nos Bancos, e serão contemplados 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.
E você, será que tem um dinheiro esquecido em algum banco por aí? Então se liga! O Reclame AQUI veio contar sobre como funciona a consulta, e quais são os cuidados que você precisa ter em relação ao saque dos valores.
Quem gera a reputação de uma empresa no Reclame AQUI?

A consulta do SVR retornou com novidades
A primeira fase do resgate do valor aconteceu em março de 2022. Entretanto, foram tantos acessos, que houve uma paralisação dos servidores do site.
Após quase um ano, a consulta dos valores voltou repleta de novidades. E algumas mudanças nas consultas e saques:
- Todos os valores previstos na norma do SVR, serão incluídos. Assim, há maiores chances de aumentar o valor recebido pelo usuário.
- Ficou mais fácil guardar as informações. Você pode compartilhar todas as telas e protocolos e solicitação direto no WhatsApp.
- É possível manter a página do SVR aberta por prazo indeterminado, por uma sala de espera virtual sem agendamento.
- Herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais podem consultar os valores de pessoas falecidas.
- Além disso, quem tem conta conjunta ganha mais transparência na informação. Isso porque, caso um dos titulares solicite o valor via SVR, o outro pode consultar as informações de solicitação como: valor, data e CPF de quem solicitou.
Quem gera a reputação de uma empresa no Reclame AQUI?
Saiba como realizar a consulta do “dinheiro esquecido”
Para realizar a consulta, é necessário acessar o site do SVR: valoresareceber.bcb.gov.br. É necessário ter em mãos, CPF e data de nascimento. Caso você tenha direito a algum valor esquecido, os saques começam a ser realizados no dia 7 de março, a partir das 10h.
Lembrando que a transferência será realizada para uma conta bancária ativa, ou pode acontecer via PIX. Também será necessário ter cadastro na conta do gov.br, com nível prata ou ouro.
É claro que todo dinheiro extra é bem-vindo. Contudo, não adianta criar tanta expectativa assim. Isso porque você pode se deparar literalmente com centavos.
Atenção ao golpe!
O Banco Central deixou o alerta para fugir dos golpes, que já não são tão velhos assim:
- O único site para consulta é o site oficial do SVR: valoresareceber.bcb.gov.br.
- Lembre-se que o Banco Central não entra em contato por telefone para confirmar senhas ou dados pessoais.
- Evite clicar em qualquer link enviado por WhatsApp em nome do Banco Central. Através desses links, criminosos podem roubar seus dados.
- Somente a Instituição Financeira cadastrada no sistema do SVR pode entrar em contato
- Em hipótese alguma, fornece a senha de bancos ou cartões
Fonte: Valor Investe / G1