♫ Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim? Uma venda, duas vendas, muitas vendas assim ♫ Gostou da nossa versão? Pois bem, as datas comemorativas trazem excelentes oportunidades para vender mais. E na Páscoa não poderia ser diferente.
Nesse período, a estrela é o chocolate. Afinal de contas, a matéria-prima é usada para produção de ovos, bombons, bolos temáticos, colombas e por aí vai. Apesar disso, não é só de cacau que a Páscoa vive não, viu? Devido ao feriado religioso, aumentam também as vendas de bacalhau, azeite, vinhos entre outros.
Pensando em alavancar as vendas do e-commerce no período, preparamos este artigo. Veja, a seguir, algumas dicas para vender mais na Páscoa.
Qual é a importância da Páscoa para o comércio?
Qualquer período comemorativo traz um certo aquecimento nas vendas, sabe? Em 2020, por exemplo, as datas sazonais foram responsáveis por R$ 87,4 bilhões no faturamento no e-commerce.
As cifras representam 34% do faturamento total do comércio eletrônico. Entre elas estão o dia do consumidor, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, black friday, natal, entre outros.
No entanto, as cestas de Páscoa sofreram um impacto significativo com a pandemia. Em 2020, as vendas totais recuaram 33% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, a comercialização de produtos pascais pela internet cresceu 66%.
Agora, com a retomada da economia, a expectativa agora é de crescimento. Só para você ter uma ideia, a indústria do chocolate já abriu mais de 8,5 mil postos de trabalho temporário para dar conta do recado.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismos (CNC), as comemorações de 2022 devem movimentar R$ 2,16 bilhões.
Mas olha: não é só quem trabalha com chocolate que fatura não, viu? De fato, o chocolate e os insumos para produção de ovos caseiros merecem destaque como leite condensado, creme de leite, leite de coco, leite em pó, coco ralado, chocolate em pó, creme de avelã, confeitos diversos etc. Entram nesse contexto ainda as embalagens, adesivos, cartões, entre outros.
Todavia, como existe uma tradição cristã de não comer carne vermelha no período, há também uma alta nas vendas de peixes e bacalhau, batata, azeite, azeitona e vinho.
Mais: muita gente aproveita o feriadão da semana santa para viajar, seja para descansar ou fazer turismo religioso. Sendo assim, empresas do setor também faturam com a Páscoa.
Como aproveitar a Páscoa para vender mais?
Como você percebeu, não são apenas os e-commerces de chocolates ou algo do tipo que conseguem faturar durante o período.
Se várias pessoas pretendem viajar para a praia, por exemplo, empresas que trabalham com protetor solar, roupas de banho e acessórios podem usar a criatividade para chamar a atenção do consumidor e vender, não é mesmo?
A seguir, vamos dar mais algumas orientações importantes para bombar as vendas durante as comemorações pascais. Olha só!
Entre no clima da Páscoa
Uma boa forma de mostrar ao consumidor que a sua loja está em clima de festa é investir na decoração especial com banners e elementos que fazem referência à data.
Entretanto, cuidado para não infantilizar o layout com excesso de coelhinhos, cenouras e chocolates. É importante pensar no seu perfil de público e seguir a mesma identidade visual do site para manter a comunicação coesa, combinado?
Faça promoções temáticas
Pense em uma loja de cosméticos. Que tal colocar em oferta produtos com fragrância de chocolate como shampoos, condicionadores, hidratantes corporais e maquiagens? Dar destaque para os itens temáticos é uma boa estratégia para impulsionar as vendas.
A mesma lógica vale para quem trabalha com papelaria. Dá para montar cestas com livros de colorir e pelúcias. Já as lojas de brinquedos podem criar banners com tudo que tem a ver com a Páscoa.
Mais: para incentivar as compras, é legal pensar em promoções. Os descontos progressivos e o frete grátis para compras acima de determinado valor, por exemplo, são bem interessantes para aumentar o ticket médio.
Aposte em brindes relacionados com a data
Os cupons não servem apenas para dar descontos ao consumidor. Eles também podem ser usados para garantir brindes e benefícios exclusivos. Ao criar o código “bindepáscoa”, por exemplo, você pode acrescentar ao pedido algum mimo pascal como chocolate, chaveiros temáticos, cartões, pelúcias, entre outros.
Vale até fazer parcerias para oferecer mimos aos clientes. Imagine uma ação feita em conjunto entre uma loja de artigos femininos e uma confeitaria. Quem compra no e-commerce ganha um bombom gourmet, e quem adquire determinado doce ganha um cupom de desconto na loja online.
Legal, né? Além de aumentar as vendas, essa é uma oportunidade de atrair um público novo.
Use o feriado com gatilho
Pense em uma livraria que não tem nenhum título relacionada à Páscoa. Em um primeiro momento, fica difícil encontrar relações para aproveitar a data para vender, não é mesmo? É aí que você se engana.
Muita gente aproveita o feriado da Páscoa para relaxar, e o livro pode ser uma boa companhia. Nesse caso, você pode usar gatilhos mentais ao criar campanhas e sugestões de leitura para curtir o feriado em casa.
Leia também: 6 livros fundamentais para quem é dono de e-commerce
Academias e lojas de produtos esportivos também podem pegar o gancho para vender. Por exemplo: que tal incentivar a prática de exercícios na semana anterior para o cliente comer chocolate sem culpa? Após a data, vale fazer ações para quem quer correr atrás do prejuízo. Viu só como é possível usar o feriado como gatilho para produtos de diversos nichos?
Divulgue as promoções
O consumidor não vai saber que a sua loja está em clima de Páscoa se você não comunicar. Sendo assim, é fundamental investir em estratégias de marketing digital para divulgar suas ações, despertar o desejo de consumo e converter vendas.
Nesse contexto, vale apostar em:
- marketing de conteúdo: produção de conteúdos para gerar autoridade para marca, atrair consumidores e auxiliá-los a caminhar pelo funil de vendas. Uma dica interessante é criar um blog e escrever artigos, e-books e infográficos sobre assuntos relevantes paro o seu nicho de mercado;
- e-mail marketing: disparo automatizado de e-mails para a sua base de clientes a fim de chamar a atenção do consumidor para as ofertas. A estratégia ainda pode ser usada para recuperação de carrinhos, aplicar pesquisas de satisfação, entre outros;
- links patrocinados: a mídia paga permite que você alcance pessoas que ainda não estão na sua base. Então, vale a pena investir;
- marketing de indicação: os consumidores confiam mais nas recomendações de amigos e familiares que nas propagandas das marcas. O marketing de indicação é legal porque ajuda a atrair clientes qualificados e incentiva a fidelização.
Use as redes sociais para gerar engajamento
Imagine um vídeo de alguém montando um ovo de páscoa de colher. Essa é uma daquelas imagens satisfatórias que podemos ver em um loop eterno, não é mesmo? De fato, esse formato de conteúdo está em alta e gera engajamento.
A prova disso foi o que aconteceu com uma confeitaria de Rondônia. A estrela do pop Britney Spears repostou um vídeo de um ovo de Páscoa de colher e a iniciativa viralizou. A loja brasileira começou a bombar no Instagram e teve gente querendo fazer encomendas até dos Estados Unidos.
O fato é que as redes sociais são ferramentas essenciais para o e-commerce. Afinal de contas, por meio deles é possível se conectar com consumidores de maneira mais próxima, gerar engajamento e, claro, vender. Nesse contexto, o TikTok e o Instagram merecem atenção especial porque estão entre as principais tendências de marketing digital.
Invista em marketing de influência
Você já reparou que sempre que pessoas famosas aparecem usando determinado item ele vira sucesso de vendas? Isso vale para os mais variados nichos de mercado. É só voltar ao caso da Britney para ter uma melhor ideia do alcance das celebridades na internet.
O marketing de influência nada mais é que ações publicitárias feitas com pessoas com autoridade online para gerar reconhecimento social, prova social e vendas. E nem sempre precisa investir muito dinheiro para ter algum retorno, viu?
Muitos influenciadores gostam de fazer vídeos de recebidos. Se você enviar seus produtos para produtores de conteúdo do seu segmento, por exemplo, eles podem exibir os itens no YouTube e stories no Instagram de maneira orgânica.
No entanto, lembre-se de fazer parcerias com as pessoas certas. É essencial que a personalidade da internet fale sobre assuntos que tenham sinergia com a sua empresa.
Além do mais, não se apegue ao número de seguidores. Na verdade, a métrica mais importante é o engajamento. Tem muitos micro influenciadores por aí que atuam em nichos muito específicos que podem converter bem mais que mega celebridades. Então, lembre-se disso!
Pense em serviços de entrega diferenciados
Os principais produtos de Páscoa, em especial os artesanais, são difíceis de transportar por diversos fatores. Logo, planejar muito bem o processo de logística é fundamental para o consumidor receber em casa os alimentos intactos.
Uma boa solução é apostar em serviços de motoboy ou apps de transporte para entregas mais próximas. Além de o consumidor receber as delícias mais rápido, esse cuidado garante a integridade dos produtos.
E olha: usamos o chocolate com exemplo aqui, mas a lógica vale para todos os e-commerces. Os consumidores valorizam entregas rápidas. Então, é válido pensar em alternativas para encurtar os prazos.
Acompanhe os passos da concorrência
Ficar de olho nas tendências de mercado e nas estratégias da concorrência é fundamental para criar diferenciais competitivos. Se ninguém está fazendo nada especial, você pode aproveitar a oportunidade para se destacar com campanhas temáticas e criativas, entende? Sendo assim, observe como outras empresas do seu setor se comportam durante a Páscoa.
Ofereça um bom atendimento ao cliente
No e-commerce, o cliente pode navegar por toda a loja, escolher o seu produto, fazer o pagamento e receber a mercadoria em casa sem nunca sequer ter conversado com um funcionário do comércio.
Apesar de toda essa autonomia, ter uma boa equipe de atendimento é fundamental. Afinal de contas, os atendentes atuam para solucionar dúvidas, auxiliar o consumidor na jornada de compra, dar e receber feedback, resolver problemas e por aí vai. Se a assistência for impecável, a marca fatura com:
- conquista de confiança;
- melhora da reputação da marca;
- redução de custos;
- aumento da fidelização;
- crescimento no volume de vendas.
E para garantir comodidade ao consumidor, é legal investir em variedade de canais, inclusive com atendimento no Reclame AQUI.
Embora o nome seja bem sugestivo e dê aquela ideia de gestão de crise e resolução de problemas, o Reclame AQUI é bem mais que isso. Na verdade, trata-se de uma plataforma de relacionamento capaz de conquistar promotores da marca.
Tenha reviews no e-commerce
De 0 a 5 estrelas, quanto vale a sua experiência com o produto? A mercadoria ficou apertada, na medida ou larga? E a qualidade do material: é ruim, boa ou ótima? Você já deve ter visto essas perguntas por aí, não mesmo?
Pois bem, os reviews são relatos de clientes reais que tiveram experiências com o item à venda. Além de dar voz ao consumidor, essas informações são fundamentais para auxiliar outros compradores com gostos parecidos a tomar suas decisões de compra. Logo, as avaliações contribuem para aumentar a taxa de conversão.
Além disso, como o Google usa os reviews para classificar as páginas, ter o sistema no seu e-commerce garante melhores posições nas buscas orgânicas. Sem contar no aumento da confiança, redução das trocas e devoluções, otimização do atendimento ao cliente e até geração de insights para melhorar os serviços da empresa.
No entanto, tão importante quanto ter reviews no e-commerce é garantir que todos os relatos sejam verdadeiros, viu? A RA Trustvox é a parceira ideal nesse momento e vamos explicar por quê.
Conheça a RA Trustvox
A RA Trustvox é uma plataforma de reviews independente que coleta, audita e publica opiniões sinceras e verificadas.
Não importa se a experiência do consumidor foi boa ou ruim: todas as avaliações são publicadas e o lojista não tem autonomia para apagá-las ou editá-las. Isso garante transparência ao processo e gera ainda mais confiança ao consumidor, sabe?
Viu só como é possível aproveitar a Páscoa para vender mais? O melhor é que muitas das dicas que demos por aqui podem ser aplicadas em diversas outras datas comemorativas. É só usar a criatividade para atrair a atenção do consumidor, vender e fidelizar. Os reviews merecem destaque porque geram confiança para o e-commerce e aumentam a taxa de conversão.
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