O precinho camarada na Black Friday nem sempre é real. Na lista de compras, o que não pode faltar é um bom planejamento. Isso ajuda a evitar o prejuízo financeiro e, claro, te deixa bem longe das ciladas da Black Friday.
O Reclame AQUI trouxe um bate-bola com alertas dos principais golpes que acontecem nessa época do ano para te deixar por dentro de tudo.

Da série ciladas de Black Friday, site falso é o mais comum
Um golpe bem comum na Black Friday é o de sites falsos. Eles possuem layouts bem parecidos com de grandes marcas. Ai já sabe, né? Furada na certa! Nesse caso, os golpistas aproveitam a oportunidade para chamar a atenção do consumidor com ofertas imperdíveis.
Para fugir desse golpe, o ideal é olhar com bastante atenção o endereço do site, e conferir se há letras e números que não façam alusão a marca e levem você a acreditar que está sendo direcionado para o site correto. Uma outra dica é: sempre que possível, digite o link na barra de endereços do seu navegador.
Os sites falsos dão como opção formas de pagamento que não têm volta, como o boleto, PIX e transferências bancárias. É importante ser cauteloso e observar se existe a opção de pagamento com cartão de crédito.
Atenção na hora de abrir as ofertas
As ofertas chegaram por todos lugares: e-mail, SMS e até o WhatsApp. Antes de abrir, pare e pense! Muitas vezes esses e-mails se tratam de phishings (pescarias, traduzido do inglês). Os phishing são práticas criminosas, no qual os golpistas se passam por uma loja ou marca, para roubar dados pessoais. Ou seja, eles mandam iscas para pescar seus dados sem você perceber.
Com a sofisticação dos golpes, fica cada vez mais difícil reconhecer ataques de phishings. Por isso, não clique em qualquer link. Nessa hora, é super válido conferir se é mesmo um canal oficial da marca. Em casos de suspeita, entre diretamente pelo link da loja ou aplicativo, acessando outro dispositivo móvel.
E tem uma dica que nunca fica velha. Desconfie de preços muito baixos. Por isso, viu uma oferta irresistível? Dê um passo para trás, confira se a margem de desconto em outras lojas é a mesma. Ai sim, só depois de uma boa pesquisa, vale fechar a compra.
O Reclame AQUI é a maior referência na Black Friday 2022, e durante todo o mês de novembro você vai ter uma super cobertura da maior data do varejo brasileiro.
Veja também:
De olho nas compras de Black Friday: quais são os direitos do consumidor?
Perrengue na Black Friday? Veja o histórico dos principais problemas na promoção
Vixi, achou tudo pela metade do dobro? Reconheça uma propaganda enganosa na Black Friday
