logo-blog-ra

A importância de ter avaliações no seu e-commerce 

A importância de ter avaliações no seu e-commerce 

avaliações-trustvox

Já não é mais novidade que o mercado de e-commerce está crescendo constantemente no Brasil. Sobretudo, o comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, chegando a atingir R$53,4 bilhões, ou seja, um crescimento de mais de 30% comparado ao mesmo período do ano anterior. Desde já, as avaliações e experiências de outros clientes, tem crescido junto.

Por isso, a cada dia se cria uma necessidade maior do consumidor com o comércio eletrônico. Infelizmente, existe uma grande desvantagem do e-commerce em relação às lojas físicas, que é a de não oferecer a experiência de ter o produto na sua frente para a decisão de compra. Por isso, as avaliações surgiram e têm sido a grande divisora de água para o mercado eletrônico.

Ainda mais que as avaliações de produto ou marca, podem ser muito além do que é deixado na loja. Ali se encontra a experiência de outro consumidor que já recebeu o produto em casa e pode ajudar um próximo cliente no momento de compra. De antemão, as avaliações ainda podem gerar conteúdos relevantes para sua loja, insights de produto, e pontos de melhoria. Tudo pensado estrategicamente para aproximar sua loja cada vez mais da decisão de compra do seu público. 

Como as avaliações impactam diretamente a minha loja?

Em resumo, as avaliações podem promover além do seu produto, a sua marca para outros consumidores que precisam de mais informações. Abaixo separamos como as avaliações podem impactar positivamente o seu e-commerce, sua conversão e muito mais:

Ajuda na conversão 

À primeira vista, já existe uma tendência entre consumidores de mercado eletrônico, que é a pesquisa antes de realizar alguma aquisição. O motivo é claro, o público tende a precisar de informações suficientes que supram todas as suas dúvidas na jornada de compra. Nessas dúvidas, podem ter perguntas desde o tempo de entrega, atendimento, a qualidade do produto. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, para entender quais são os hábitos dos consumidores digitais, foi identificado que 97% buscam informações na internet antes de qualquer compra. 

Por isso, ao se depararem com avaliações positivas, costumam avançar na jornada de compra um pouco mais rápido que o normal. Quanto mais avaliações, sejam elas positivas ou negativas, maior a chance de potencializar sua conversão.  Agora vale ressaltar que os principais buscadores, como o Google por exemplo, valoriza avaliações, pois elas geram conteúdo qualificado e relevante. Pois elas ajudam a construir um boa indexação nos mecanismos de busca.

Melhora o engajamento da marca

Pode não parecer, mas avaliações podem ser uma das maiores e melhores formas de propaganda. Com elas em seu site, fica muito mais fácil atrair o seu público que se identifica com a sua marca. Nesse sentido, é importante encontrar soluções no mercado que possam fazer essa aproximação.

Lembre-se que avaliações não são apenas comentários, mas experiências de outros clientes. Com isso, eles podem publicar imagens de produtos que compraram da sua marca, para compartilhar com outras pessoas e quem sabe, responder futuras dúvidas. Isso pode gerar além de conteúdos para você, cria uma empatia e prova social perante outros clientes. 

Apoio na construção de insights

Atualmente, ouvir a experiência de compra dos seus clientes, e de potenciais clientes, pode se tornar para entender o que agrada e o que pode ser melhorado. Por mais que você destaque seus pontos fortes e características do produto, a melhor forma possível ainda será ouvir seu cliente. 

Nesse sentido, é importante levar a sério não só as avaliações positivas, mas também as negativas, para que se encontre oportunidade para otimização de processos, melhoria de produto, entregas e até mesmo atendimento. Por fim, para que as expectativas dos consumidores estejam alinhadas com o seu propósito. Assim, nunca se esqueça de aproveitar o momento para colher todos os dados do seu consumidor.

Gera confiança e credibilidade com as avaliações

Você sabia que aproximadamente 75% dos consumidores são motivados pela experiência de outros clientes? Em suma, isso acontece porque antes de comprar um produto, o consumidor quer saber a opinião de quem já comprou, para sentir mais confiança na aquisição do seu produto. 

A credibilidade que a loja passa é um dos fatores decisivos na hora da compra. Além de tudo, as avaliações geram prova social, que é um dos grandes gatilhos mentais que impactam diretamente na confiança e na credibilidade do consumidor. 

Então, isso significa que a opinião verdadeira dos seus consumidores tem o poder de influenciar quem pesquisa por você, afinal, quem melhor do que o seu próprio consumidor para falar da sua marca?

Sendo assim, a dica aqui é usar a opinião verdadeira de quem já fez negócio com você para mostrar que sua marca tem credibilidade, e merece a confiança do consumidor.

Você pode fazer isso com a RA Trustvox, uma solução do Reclame AQUI que coleta reviews, audita e disponibiliza no site da sua marca. Além disso, sua indexação nos sites de busca melhora, sua marca cria mais possibilidades de negócio e credibilidade no mercado.

avaliações-trustvox-ecommerce

As avaliações são coletadas por e-mail e após recebimento da entrega. Assim, há garantia de que a avaliação será realmente a respeito do que o consumidor achou do produto. 

Vale ressaltar também que todos os reviews são auditados pelo Reclame AQUI, garantido uma autenticidade ainda maior nas opiniões publicadas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Blog Reclame AQUI

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading