Iniciar um e-commerce é um dos primeiros passos, e mais desafiantes para quem quer começar a vender na internet. Existem diversas etapas que podem ser fundamentais para o sucesso das suas vendas, como, planejamento, ferramentas, ações e muito mais. Ou seja, pode parecer difícil, mas quando um e-commerce é bem estruturado e organizado, pode ser um mar de boas vendas e oportunidades para sua marca.

Além disso, o cenário para o e-commerce mesmo com a pandemia do COVID-19, que impactou a economia, foi positivo para o comércio eletrônico. A Associação Brasileira de E-commerce, estimou um crescimento de 18% para o setor no ano passado, atingindo R$106 bilhões em receitas. 

De acordo com uma pesquisa da Neotrust, o comércio eletrônico no primeiro trimestre de 2021 teve uma continuidade no crescimento. Apenas nos três primeiros meses, foram realizadas mais de 78 milhões de compras online, em resumo, um aumento de 57% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Mas, como começar o meu e-commerce?

Em primeiro lugar, tenha em mente que começar o seu negócio na internet é muito importante para escalar sua marca, e impactar públicos diferentes.  Portanto, é sempre bom estar atento às informações e tendências de mercado para começar o seu negócio digital. Por isso, trouxemos 6 dicas para você começar o seu e-commerce o quanto antes.

Faça um planejamento estratégico 

Antes de mais nada, quando falamos sobre iniciar a sua loja virtual, é necessário fazer um planejamento estratégico e traçar o objetivos para o seu negócio. Desde já, pense em objetivos que sejam realistas e mensuráveis, pois você poderá correr o risco de não conseguir controlar, e dificultar o crescimento do seu negócio.

Após entender isso, faça pesquisa de mercado e veja um pouco mais sobre os seus concorrentes, e como eles se comportam. Não esqueça de definir a sua persona, ou seja, o perfil do seu consumidor ideal. Em outras palavras, você conseguirá direcionar suas estratégias e objetivos do seu negócio, como, formas de atendimento, preço e envio, principais canais de comunicação, e muito mais.

A partir disso, você conseguirá definir onde sua empresa chegará, estabelecendo objetivos de curto, médio e longo prazo.

Escolha uma plataforma de e-commerce 

Depois que concluído os objetivos e o planejamento estratégico da sua marca, chegou a hora de entender qual a melhor ferramenta para construir o seu e-commerce. Por sorte, existem muitas opções no mercado. 

Para fazer a escolha da melhor plataforma, é necessário ficar atento a vários pontos que vão de encontro com o seu planejamento já definido:

  • Planos oferecidos e quais suas limitações e vantagens;
  • Funcionalidades e aplicativos oferecidos;
  • Integrações com formas de pagamento e envio;
  • Quantidade de acessos por páginas;
  • Layout da loja.

Outro fator muito importante e extremamente necessário, é como a plataforma faz a segurança de dados para a sua loja e principalmente, seu cliente.

Crie as melhores formas de pagamento e métodos de envio

Sobretudo, uma das etapas mais importantes para a sua marca, é definir as opções de pagamento do seu site e a logística de entrega. Por isso, é ideal dedicar um tempo no planejamento dessas etapas e identificar o que faz mais sentido para o seu público.

Existem algumas formas de pagamento que são muito utilizadas e podem facilitar o seu processo de compra:

  • Cartão de crédito;
  • Boleto bancário;
  • Transferência bancária;
  • Pix.

Além disso, para as entregas existem algumas maneiras de realizar:

  • Correios ou Melhor Envio;
  • Transportadoras locais;
  • Envio por motoboy particular;
  • Retirada no local.

Lembre-se, qualquer uma das opções de entrega acima, podem apresentar vantagens e desvantagens, tanto para você, quanto para seu cliente. O mais importante é entender quais são as características do seu produto e fazer a escolha com assertividade.

Determine seus canais de comunicação 

Lembra que nos primeiros passos falamos da importância de conhecer o seu mercado, produto e principalmente concorrentes? Chegou o momento de definir quais são seus canais de atendimento e comunicação com o seu cliente.

Após analisar o perfil do seu consumidor ideal e entender um pouco mais sobre o seu comportamento na internet, entenda quais as formas de atendimento que você pretende oferecer. Pode ser, WhatsApp Business, Facebook ou Instagram, FAQ, e-mail e até  um número de telefone.

Tenha em mente, que é importante diversificar os canais para que você consiga atender às necessidades do seu cliente sem nenhum problema. Um atendimento de qualidade é muito importante para o sucesso do seu negócio.

Tenha ferramentas que gerem credibilidade para o seu e-commerce

Atualmente, muitos consumidores para tomar uma decisão de compra, se baseiam em experiências de outros clientes para ter certeza de que sua loja é confiável. Por isso, é importante antes de começar a divulgar sua loja, ter ferramentas que possam aumentar a confiança e mostrar a credibilidade da sua loja.

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Divulgue sua loja virtual

Por último, o processo para começar um e-commerce é fundamental, mas o de nada adiantaria os passos acima, sem a divulgação da sua loja para o mercado. É importante antes do lançamento revisitar seu planejamento estratégico, e introduzi-los no momento de lançamento da loja. 

Para te ajudar, separamos algumas estratégias de lançamento que podem trazer mais visitas ao seu site:

  • Divulgue nas redes sociais, com posts, stories e até mesmo uma live de lançamento com um cupom de desconto;
  • Coloque o link do seu site nas redes sociais;
  • Faça anúncios no Google Ads, Facebook Ads ou Instagram, isso ajudará a aumentar o volume de visitas.

Não se esqueça que para crescer o seu negócio é preciso ter muita calma e paciência. Com estratégias bem definidas e concretas, seu e-commerce pode ser de muito sucesso.

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