Uma pesquisa do Reclame AQUI feita com os usuários do site mostrou que 60% dos consumidores são, sim, fiéis a pelo menos uma marca. Você já parou para analisar não só como conquista um cliente, mas como o fideliza a sua marca?

Existem muitos momentos na relação de consumo entre você e seu cliente que, podem não parecer, mas são de extrema importância para criar e/ou manter a fidelização.

Vamos ver alguns deles?

1. Propaganda sozinha não fideliza o cliente

Você já deve saber que não é só na propaganda da sua marca que você fideliza o seu cliente. Existem inúmeros outros fatores e momentos que fazem com que a confiança do seu consumidor aumente ou diminua.

Afinal, de nada adianta chamar a atenção do consumidor em uma propaganda na TV ou nas redes sociais, se no restante da relação de consumo ele passar por vários problemas (de atendimento, entrega ou assistência técnica, por exemplo). Trabalhe todos esses pontos com a sua equipe!

2. O Reclame AQUI é uma ferramenta que fideliza, é relevante e oportuna

Ainda de acordo com a nossa pesquisa, na hora de pesquisar antes de comprar, o Reclame AQUI é a preferência dos consumidores. Para 38%, a plataforma é parada certa para ter mais informações sobre as empresas e as histórias construídas com os consumidores.

Viu só? A partir dessa pesquisa, ou até mesmo depois de reclamar, seu cliente pode gostar (ou não) do seu atendimento e a partir daí decidir se vai se manter fiel a sua marca.

3. Atendimento é ponto crucial para fidelização

Já parou para pensar que o número de acessos que a página da sua marca no Reclame AQUI recebe é muito maior do que o número de reclamações que ela já recebeu?

São 18 milhões de usuários cadastrados no site pesquisando reputações das empresas. Por isso, é tão importante que o atendimento que você presta seja bom e eficaz.

Se o cliente viu que você costuma dar aquela resposta automática e robotizada e que nada é resolvido, fica com a fidelidade abalada. Se enxergar o contrário disso, verá que, apesar do problema, você é uma marca de confiança.

E isso, é claro, vale não só no Reclame AQUI, mas para todos os seus canais de atendimento =)

4. Fidelize seu cliente com um bom posicionamento e uma boa reputação

As ações das empresas são cruciais para definir suas próprias reputações e as fidelizações com seus clientes. E pode ter certeza que hoje o consumidor está de olho em todas elas.

Veja bem, se um cliente está em uma loja física ou no carrinho de compra da loja virtual, prestes a comprar o produto, mas recebe no WhatsApp uma notícia sobre alguma falha da empresa.

Alguma propaganda mal colocada, alguma polêmica que está fritando na internet. Pois bem… as chances de, neste momento, ele optar pelo produto da concorrente são grandes, porque a confiança foi quebrada.

Leia também: Mostre para o seu consumidor a sua reputação no Reclame AQUI!

Mas um bom posicionamento pode salvar tudo e manter a fidelidade dele na sua marca. Empresas transparentes geram mais confiança. O que o cliente quer é poder confiar na marca, no posicionamento dela e, é claro, no produto ou serviço.

Viu só como qualquer momento da relação de consumo pode ser crucial para fidelizar (ou não) o seu cliente?

E você, o que faz para manter a sua marca como preferência de mercado? Comenta aqui =)

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